Paraná

Governo anuncia fim das férias, aulas aos sábados e abre contratação de professores

professores-parana-greveApós anunciar o fim das negociações com todos os sindicatos e definir que o reajuste do funcionalismo será de 5% em duas vezes, o Governo do Paraná anunciou no final da tarde desta quinta-feira (14) que lançou  edital para a contratação de professores temporários para atuar na rede estadual de ensino de todo o Paraná. Conforme o edital, não há um número definido de vagas a serem ocupadas, pois o preenchimento dos cargos vai depender da demanda por escola. O período de inscrições iniciará em 1º de junho. O Governo também não informou em quanto tempo será possível colocar estes temporários nas salas.

Sobre o calendário escolar, a Secretaria de Educação informa que, levando-se em conta o cenário da paralisação até agora, deverá ser utilizado para reposição de aulas todo o recesso de julho (uma semana que seria de férias) e parte dos sábados disponíveis. Cada Núcleo Regional de Educação terá uma realidade diferente e os detalhes precisarão ser acertados, pois há casos de escolas abertas, fechadas ou em funcionamento parcial. A intenção do Governo é que o calendário feche até 23 de dezembro, mas essa definição só será possível após o fim da greve.

A secretária de Estado da Educação, Ana Seres, reforça ainda o apelo para que os educadores retornem à sala de aula. As faltas serão descontadas do salário, a partir de junho. Quando assumiu, ela obteve junto ao governador a garantia de que os descontos não fossem aplicados em maio. “Considerando nosso sistema de folha de pagamento, não seria justo só lançar parte das faltas, uma vez que há uma discussão judicial em torno da questão”, explicou.

BandaB

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.