Araucária

GMA faz treinamento para utilizar novo sistema de monitoramento integrado de alarmes e imagens

Guardas Municipais que integram o Centro de Controle de Operações (CCO) de Araucária e equipe técnica da central de alarmes realizaram essa semana um treinamento para utilizar um novo sistema de monitoramento dos prédios públicos, que integrará o sistema de alarmes com imagens. A capacitação ocorreu na sala de instrução da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP), com turmas reduzidas e respeitando o distanciamento social exigido atualmente. Os participantes atuarão como multiplicadores dos conhecimentos para outras equipes.

O coordenador da equipe técnica de alarmes, guarda municipal Vaz, explica que diante da demanda que a Guarda Municipal de Araucária (GMA) atende, foi necessária a migração para um sistema mais sofisticado para atender as necessidades operacionais. “Esse sistema tem algumas facilidades para o operador. Além de ser mais moderno, é intuitivo e facilitará nosso dia a dia. Quando tocar o alarme, as câmeras já serão automaticamente acionadas e fazem um print das imagens para registro. As equipes já podem começar a monitorar o prédio público remotamente, sabendo o que irão encontrar na ocorrência”, comenta. 

Outras vantagens que o novo sistema trará inclui a possibilidade de usar um aplicativo para realizar os atendimentos por alarme, ronda por proximidade, registro de fotos entre outras funções. O Centro de Controle de Operações da Guarda Municipal monitora atualmente 160 prédios públicos com alarme, sendo que apenas alguns contam com câmera, mas os sistemas não são integrados. 

Cursos realizados recentemente
A Guarda Municipal de Araucária investe em qualificação permanente de seus profissionais. Em janeiro de 2021 equipes da Guarda Municipal realizaram o curso presencial de Especialização em Identificação Veicular e Vistoria Cautelar na modalidade presencial ministrado por uma empresa privada, em Parceria com a Polícia Civil do Paraná. O curso foi realizado na Escola Superior da Polícia Civil do Paraná. No ano passado foram 40 cursos em diversas modalidades ofertados para a corporação (CLIQUE AQUI para ver a lista).

Cursos previstos para esse ano
Para o ano de 2021, na modalidade presencial, estão previstos os seguintes cursos de aperfeiçoamento contemplados dentro do programa de requalificação anual, cada um com média de 60 horas:

– Armamento e Tiro
– Defesa Civil
– Maria da Penha
– Elaboração de Relatórios
– Legislação
– Defesa Pessoal
– Primeira Intervenção
– Técnicas de Abordagem
– Monitoramento de Alarme
– Técnicas de CQB
– Técnicas de APH

SCMS Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.