Brasil

Gerente de restaurante é preso após dar bananas a entregadores

Ascendino Correia Leal, de 68 anos, gerente do restaurante Garota da Tijuca, no bairro da zona norte do Rio, foi preso em flagrante por injúria racial após entregar bananas a três entregadores de bebidas, todos negros, na última sexta-feira (20). Segundo os entregadores, que não conheciam o gerente, ele afirmou estar prestando uma homenagem a eles pelo Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. Os entregadores chamaram a polícia e o gerente foi conduzido à 19ª DP (Tijuca), onde ficou preso até pagar fiança de R$ 800.

O trio fazia uma entrega no bar quando o gerente entregou as bananas. “Ele foi em cada um de nós, ofereceu as bananas e disse que era em homenagem ao Dia da Consciência Negra. E ainda completou que ‘é uma para cada um que vocês, que são todos da mesma raça'”, contou à TV Globo Leonardo Valentim, motorista do caminhão de entrega.

Segundo o delegado Celso Ribeiro, da 19ª DP, os depoimentos indicam que Ascendino acreditou estar fazendo uma brincadeira – “de mau gosto”, classificou o delegado.

Outro entregador, William Dias Delfim, afirmou à Polícia Civil que, percebendo ter ofendido o trio, o gerente riu e tentou desfazer o constrangimento. Mas o motorista Leonardo começou a discutir com Ascendido e chamou a polícia. O gerente pode ser condenado a até três anos de prisão, além de multa.

Recentemente, a atriz Taís Araújo e a jornalista Maria Júlia Coutinho, ambas da TV Globo, foram alvo de comentários racistas no Facebook. Os casos estão sendo investigados.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.