Araucária

Fundo deve ajudar centenas de crianças e adolescentes em Araucária

Este ano o Fundo para a Infância e Adolescência de Araucária (FIA) tem mais de um milhão de reais para investir em projetos que se inscrevam e sejam aprovados na área de apoio à criança e ao adolescente. Esse montante deverá auxiliar projetos sociais cadastrados na cidade, beneficiando centenas de crianças e adolescentes de Araucária.

 Essa estimativa está embasada nos atendimentos do ano passado, que foram mais de mil. Em 2019 a verba do FIA auxiliou cinco projetos governamentais da Prefeitura (2 de robótica e oficinas de dança, de jogos de tabuleiro e canto/música), além de beneficiar o projeto de equoterapia da APAE e o Projeto Navegar – que ensina informática, do Instituto Schnorr.

 A Comissão Permanente de Controle, Fiscalização e Garantia de Direitos vem trabalhando para adequar o edital de financiamento de projetos das entidades cadastradas, através avaliações e prognósticos das Secretarias representantes, com o propósito de atender satisfatoriamente as novas demandas apresentadas à infância e à adolescência de Araucária por conta da pandemia do Covid-19. Além disso, persiste o objetivo de observância das medidas de saúde pública estabelecidas na esfera municipal, estadual e federal. Depois que o edital for publicado no Diário Oficial de Araucária, as instituições possuem até 30 dias para se inscrever e apresentar seus projetos.

 Constituição do dinheiro

Do total de R$ 1.079.135,34 disponíveis, praticamente metade é constituída por recursos próprios do município, outros quase 500 mil reais provenientes de recursos de doações de pessoas físicas e jurídicas (da última declaração de Imposto de Renda) e cerca de 87 mil referentes ao superávit de recursos próprios de 2019.

 Sobre o FIA

O Fundo para a Infância e Adolescência do Município de Araucária – FIA/Araucária, é um órgão captador e aplicador de recursos destinados ao atendimento de crianças e adolescentes, nos termos do artigo 88, inciso IV, da Lei Federal nº 8.069, de 1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de Araucária – CMDCA/Araucária é responsável pela destinação dos mencionados recursos, nos termos da Lei Ordinária Municipal nº 3.073/2016. O CMDCA/Araucária possui uma Comissão Permanente de Controle, Fiscalização e Garantia de Direitos e, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS, acompanha a execução e a prestação de contas do recurso.

Prefeitura de Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduanda pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.