ParanáPolícia

Funcionários de distribuidoras de combustíveis investigados são soltos

Os oito funcionários das três maiores distribuidoras de combustíveis do país e que, juntas, controlam 70% do mercado de venda de combustíveis de Curitiba, presos na última semana durante uma investigação contra a manipulação de presos nos postos da cidade, foram soltos nesta sexta-feira (3) após uma decisão da Justiça.

Durante as investigações, o promotor Maximiliano Deliberador, da promotoria de Defesa do Consumidor, explicou que as três principais distribuidoras de combustíveis da cidade “regionalizavam” o preço conforme o poder econômico de cada região. “Havia uma definição muito por região na cidade. Em uma mais elitizada, cobravam mais. Em outra, tinham que sufocar a concorrência e, aí, jogavam o preço próximo ou abaixo do custo”, revelou.

Petrobras Distribuidora, Raízen (licenciada da marca Shell no país) e Ipiranga, são suspeitas de controlarem o preço do combustível nas bombas e também a margem de lucro dos postos. Além disso, de acordo com o delegado da Divisão de Combate à Corrupção, Renato Figueroa, o controle dos preços era feito via imagens. Os donos dos postos tinham que mandar uma foto do preço cobrado no dia. Em algumas oportunidades, motoboys eram contratados pelas distribuidoras para comprovar o valor da bomba. “Ele tinha que mandar foto da placa do posto de gasolina para o assessor, confirmando que ele estaria vendendo a determinado valor”, contou Figueroa.

O Sindicato dos Revendedores de Combustíveis e Lojas de Conveniências do Estado do Paraná (Sindicombustíveis-PR), que representa os postos de combustíveis, se posicionou sobre a operação e frisou que “as acusações de interferência indevida e ilegal no mercado são gravíssimas e precisam ser investigadas profundamente”.

A nota também afirma que “a concorrência precisa ser sempre defendida para que os benefícios do livre mercado cheguem a toda a sociedade – desde os consumidores até os pequenos empresários que formam a grande maioria no segmento da revenda de combustíveis”.

 

MASSA NEWS

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.