Paraná

Fenômeno El Niño vai influenciar o inverno aqui

noticia_727007_img1_9f1interNesta terça-feira (16), praticamente todo o Paraná registrou recordes de frio no ano, na primeira massa de polar forte de 2015. Palmas, no Sul do Estado, marcou 2,2ºC negativos, na menor marca do Paraná. Curitiba teve mínima de 0,6ºC, e formação de geada nas zonas de baixada. Mas o frio de ontem não deve ser tão constante como em outros invernos, conforme previsão para o inverno 2015. A culpa é do El Niño. Segundo o Climatempo, a ação do fenômeno El Niño — que aquece as águas do Oceano Pacífico Equatorial — deve influenciar o inverno no Hemisfério Sul na segunda metade do ano. A principal alteração será no regime de entrada das massas polares, que devem ser menos frequentes.

O mês de julho deve ser frio no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. E pode ocorrer até alguns eventos de frio no sul da Amazônia (friagem). Mas em agosto e em setembro, o frio mais intenso ficará restrito ao Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O regime de chuvas também sofrerá mudança. Especialmente no Sul do País deve chover mais que o normal, mas no resto do Brasil a estiagem deve ficar dentro da normalidade para a estação. O inverno começa às 13h38 de domingo.

Geada — A geada atingiu boa parte do Estado, ontem. Até regiões tradicionalmente mais quentes, como Cianorte, no Noroeste do Paraná, registraram marcas baixas — 2ºC. O frio também esteve presente em outras cidades da Região Metropolitana. Fazenda Rio Grande -1,1ºC e -0,9ºC na Lapa. Em Guarapuava, na região Central, o dia também começou frio com mínima de -1.5ºC. Ainda de acordo com o Simepar, ao menos nove cidades do estado tiveram temperaturas abaixo de zero.

A previsão para hoje é que a massa de ar mais frio comece a perder força. Uma nova frente fria se desenvolve na altura do Rio Grande do Sul, com aumento de nebulosidade no Paraná a partir dos setores Oeste e Sudoeste, possibilitando condições de chuvas isoladas entre o final da tarde e noite nestes setores. Mesmo assim, as temperaturas ainda ficam baixas. Curitiba deve ter oscilação entre 8 e 21 graus.

Bem Paraná

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.