Brasil

Federação Única dos Petroleiros diz que greve começa domingo

(FOLHAPRESS) – Depois de diversos adiamentos, a FUP (Federação Única dos Petroleiros) ameaça iniciar greve com parada de produção a partir deste domingo (1º). Na quinta-feira (29), outra entidade que representa a categoria, a FNP (Federação Nacional dos Petroleiros) informou que seus filiados iniciaram paralisações em seis estados. A categoria protesta contra o novo plano de negócios da estatal, que reduz investimentos e prevê a venda de R$ 15,1 bilhões em ativos.

“O objetivo é reduzir ao máximo a produção de petróleo”, disse o coordenador da entidade, José Maria Rangel. Ele reclama que a Petrobras se recusa a discutir a Pauta pelo Brasil, elaborada pela FUP, que defende a manutenção dos investimentos e aponta alternativas para a empresa driblar a crise, como a busca de financiamentos com bancos de fomento estrangeiros.

A categoria está em processo de negociação salarial, mas as duas federações se recusam a discutir o tema enquanto a Petrobras não avaliar as propostas para saída da crise. A estatal chegou a aumentar sua proposta de reajuste, de 5,73% para 8,11%, mas ainda não houve acordo.

É o primeiro ano, em governos petistas, que a estatal propõe reajuste abaixo da inflação. “Não vamos discutir acordo coletivo enquanto não conversarmos sobre a Pauta pelo Brasil”, afirmou Rangel. Segundo ele, a greve não será adiada novamente -a categoria ameaçou parar pela primeira vez este ano em setembro.

A Petrobras informou que solicitou aos sindicatos que não bloqueiem a entrada em suas instalações de empregados que desejem trabalhar e reforçou que está disposta a continuar discutindo o acordo coletivo. “Em relação às mobilizações dos sindicatos em algumas unidades da companhia, a Petrobras destaca que não há prejuízos à produção ou ao abastecimento do mercado”, disse a empresa, em nota oficial.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.