Araucária

Familiares e cuidadores de pessoas com Alzheimer contam com grupo de apoio em Araucária

Araucária conta há mais de um ano com um grupo de apoio a familiares e cuidadores de pessoas com Alzheimer. Os encontros ocorrem toda 1ª segunda-feira de cada mês (às 14 horas), na Clínica da Mulher e do Idoso (rua Dr. Guilherme da Mota Correa, nº 55, Centro). A cada encontro, um tema de interesse é tratado com os participantes visando esclarecer dúvidas, trocar experiências, proporcionar auxílio mútuo e, por consequência, melhorar os cuidados às pessoas com Alzheimer.

Os encontros mensais contam com acompanhamento de uma equipe de profissionais da Clínica da Mulher e do Idoso formada por geriatra, fisioterapeuta, enfermeiro, nutricionista, psicólogo e fonoaudiólogo. Nesta segunda-feira (07), o grupo contou com a presença do procurador municipal André Paolo Cella, que comentou sobre curatela (também conhecida por interdição), benefícios previdenciários (aposentadoria por idade e invalidez) e tópicos sobre abuso financeiro (prática de se apropriar das finanças do idoso). Os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre os assuntos apresentados. Os encontros mensais duram, em média, 1 hora e meia, são abertos a qualquer pessoa interessada e não necessitam inscrição prévia.

Para uma das participantes do encontro (omitimos o nome da moradora), a participação no grupo é um compromisso que ela faz questão todo mês, assim como o de repassar à mãe e aos irmãos as informações que aprende para que eles também entendam mais sobre o Alzheimer. “É de muita valia porque a gente não sabe muito da doença. Marco na folhinha a 1ª segunda-feira do mês”, explicou.

Longevidade – Os dados oficiais mostram que o brasileiro está vivendo mais e, por isso, a parcela de pessoas com 60, 80 e até mais de 100 anos tem aumentado consideravelmente. De 1980 a 2010 (dados do Censo), a população com mais de 60 anos em Araucária aumentou 540% e a faixa etária acima dos 80 anos cresceu 1.200%. Atualmente, o Centro de Saúde do Idoso de Araucária atende a 100 pessoas com Alzheimer. Mas a estimativa é que existam muito mais idosos em situação de vulnerabilidade. Por isso, multiplicar o conhecimento sobre o Alzheimer é cada vez mais importante.

Mais informações sobre o grupo de apoio podem ser obtidas pelo telefone: (41)3614-1618, 3614-1619 ou 3614-1634

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.