Paraná

Família pede ajuda para conseguir cirurgia para menina que corre risco de ficar cega

Uma família de Curitiba corre contra o tempo para conseguir uma cirurgia de mais de R$ 80 mil para a pequena Lara Gabrielle Dal Lin Novaes, de três anos, chamada carinhosamente de Larinha, e evitar que ela fique cega. Apesar da pouca idade, a criança enfrenta uma doença séria: a cranioestenose, o fechamento precoce da estrutura craniana, que impede o crescimento do cérebro e pode comprimir o nervo óptico.

Isso foi exatamente o que aconteceu com Lara, segundo a mãe, Larissa Dal Lin Novaes, de 23 anos. “A doença aumentou a pressão intracraniana e afetou o nervo do olho dela. Ele foi inchando, inchando e causou o que chamamos de edema de papila. Isso pode provocar a cegueira”, disse.

De acordo com ela, o edema foi diagnosticado em 2017, ano em que a menina foi submetida a uma cirurgia para tratar a cranioestenose. Larinha recebeu alta e ficou bem até agosto de 2018, quando a oftalmologista percebeu que havia algo errado durante um exame de rotina.

“A médica observou que o edema tinha aumentado e pediu uma avaliação. Nós fomos acompanhando o caso e descobrimos que a pressão na cabeça havia piorado. Em dezembro do ano passado, ela precisou ser internada no Hospital Pequeno Príncipe, onde ficou até fevereiro”, completou Larissa.

Agora, a pequena toma medicamentos para o combate da doença, mas eles não são suficientes para acabar com o risco de Lara ficar cega. “A única cirurgia que pode nos ajudar só é feita em São Paulo e, com a mão de obra do médico, vai custar R$ 88 mil. Nós não temos condições de arcar com essa despesa e decidimos fazer uma vaquinha online. Precisamos muito de ajuda”, finalizou

 

 

Banda B

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.