Araucária

Execução do Programa Saúde em 1° Lugar tem agilizado agendamentos em Araucária

A execução do Programa Saúde em 1° Lugar tem tornado mais rápido o agendamento para exames e consultas em algumas especialidades médicas de Araucária. Mutirões, aquisição de exames e consultas extras já conseguiram zerar algumas filas de espera.

No sábado (27), foram 320 exames de eletrocardiograma realizados no Centro de Especialidades Médicas, o que zerou a fila para este exame. Consultas com pneumologista, gastroenterologista e urologista também foram realizadas no final de semana. Este foi o segundo mutirão, o primeiro foi feito em maio e proporcionou 200 eletrocardiogramas extras. Por mês, são mais de 700 ofertas desse exame realizado rotineiramente no CEMO, Hospital Municipal e na Clínica de Saúde da Mulher e do Idoso.

A dona de casa Maria Rosa Manjura dos Santos, de 70 anos, foi consultar com um clínico geral no dia 1° de julho na unidade de Saúde do Santa Mônica e conseguiu agendamento para fazer eletrocardiograma dois dias depois. “Foi muito bom, bem rápido. Sempre que tem uma vaga o posto já liga avisando. Não tenho do que reclamar. O Dr. César é muito bom e ainda pego os medicamentos que preciso de graça na unidade de saúde”, relata a paciente.

O programa Saúde em 1° Lugar foi lançado em fevereiro e, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as filas de espera para colonoscopia, ortopedia e cardiologista já foram zeradas. Pelo andamento dos atendimentos, a expectativa é que em julho a fila para reumatologia seja zerada e, em agosto, as consultas para cirurgia vascular e teste ergométrico.

O teste ergométrico, também conhecido como teste de esteira, serve para avaliar a saúde do coração. A fila para este exame caiu de 1200 para 256, pois além do Hospital Municipal, agora o CEMO também realiza o teste. A oferta pelo município aumentou de 250 para 520 exames mensais.

“A população é a maior beneficiada, pois ganha mais agilidade para retornar ao médico e ver se precisa de outro encaminhamento, contribuindo assim para a otimização no seu atendimento. Agradecemos os funcionários que se colocaram à disposição para colaborar com o mutirão”, comenta a coordenadora do CEMO, Luana Luzia Skalisz.

A profissional ainda alerta que a falta nos procedimentos agendados prejudica o atendimento das pessoas que estão aguardando e pede que quando não for possível o comparecimento, que a ausência seja avisada com antecedência para que outro paciente seja atendido. A Central de Regulação de Agendamentos busca sempre implantar novas estratégias visando a melhoria dos serviços e atendimentos, mas conta com a colaboração dos usuários.

SMCS / Foto Carlos Poly

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Tags

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.