Araucária

Evento na Prefeitura multiplica informações sobre a Síndrome de Down

Nesta quinta-feira (21), a Prefeitura de Araucária, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e Educação, realizou um evento de conscientização sobre a Síndrome de Down. A grande maioria do público foi formado por professores, pedagogos e educadores infantis. O evento, que teve por objetivo multiplicar informações, contou com palestras de profissionais ligados à Associação Reviver Down, de Curitiba. Hoje, celebra-se o Dia Internacional da Síndrome de Down.

Os assuntos abordados no evento foram: “Atendimento Clínico na Síndrome de Down” (com a pediatra Beatriz Bagatin Bermudez), “experiências, objetivos, benefícios na Síndrome de Down” (com o psicólogo José Luiz Nauiack) e “Atendimento Odontológico na Síndrome de Down” (com a dentista odontopediatra Andrea Petermann Chatagnier Sperandio). A abertura do evento contou com apresentação de dança com alunos do CMAEE-AI Padre José Anuz.

Números da Secretaria de Educação (SMED) mostram que, hoje, há 46 alunos com Down matriculados na rede municipal de ensino: 18 no ensino fundamental, 15 no CMAEE Padre José Anuz, 08 na educação infantil e 05 no CMAEE-AI Joelma do Rócio Túlio. Dessa forma, proporcionar mais informações aos profissionais faz com que toda a estrutura da rede esteja melhor preparada para prestar melhor atendimento.

De acordo com o Ministério da Saúde, a Síndrome de Down (SD) ou trissomia do 21 é uma alteração cromossômica (cro-mossomopatia) mais comum em humanos e a principal causa de deficiência intelectual na população. “Sabe-se que as pessoas com SD quando atendidas e estimuladas adequadamente, têm potencial para uma vida saudável e plena inclusão social. No Brasil nasce uma criança com SD a cada 600 e 800 nascimentos, independente de etnia, gênero ou classe social”, considera o Ministério.

Prefeitura de Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.