Paraná

Estiagem prolongada transforma cenário da Barragem Piraquara I; veja fotos

A severa estiagem registrada em 2020, que fez com que o Governo do Paraná decretasse Situação de Emergência Hídrica, segue preocupante. Em Piraquara, um dos principais cartões postais do município, a Barragem do Cayguava, sofre os efeitos da falta de chuvas. Com o nível baixo do reservatório, a seca transformou o cenário e revelou detalhes preservados desde a formação do lago na década de 70.

A famosa chaminé da Casa de Bombas, imponente monumento que se sobressaia dentro da barragem, se encontra fora da água. O nível baixo ainda expôs vestígios da antiga estrutura que por muitos anos fez parte do sistema de abastecimento de água que funcionava ali. Estradas utilizadas durante a construção do reservatório, assim como um antigo portão com o símbolo da Sanepar também reapareceram.

Sem chuvas suficientes para recuperar o déficit hídrico, em 2020, a Sanepar tem registrado os menores níveis das barragens que compõem o Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC) – Iraí, Passaúna, Piraquara I e Piraquara II, desde 2009. A crise hídrica exigiu em março a implantação do rodízio de abastecimento em Curitiba e municípios da Região Metropolitana.

A situação exige o comprometimento de toda a população que deve adotar medidas de uso racional da água. A orientação da Sanepar é para que as pessoas priorizem a alimentação e higiene pessoal. Outras atividades, como lavar carros e calçadas, por exemplo, devem ser adiadas para quando passar o período de estiagem.

SCMS

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.