Paraná

Estado do Paraná reativou 304 leitos exclusivos para Covid-19 em uma semana

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, reativou em uma semana 304 leitos de atendimento exclusivo à Covid-19 no Paraná. Desde o dia 20 e até esta sexta-feira (27) foram reativos 105 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) adulto e 199 de enfermarias.

“Seguindo a orientação do governador Ratinho Junior, devido ao aumento no número de casos no Paraná, estamos reativando leitos exclusivos de UTI e de enfermaria para possibilitar atendimento às pessoas que precisem de assistência hospitalar no Estado”, afirma o secretário da Saúde, Beto Preto.

A Secretaria está em entendimento com os prestadores de serviço e seus municípios para viabilizar novos leitos em outras cidades. “Nossa ideia é expandir essa reativação e habilitar novos leitos em todo o Estado. Para isso, temos mantido constante contato com os hospitais e os gestores municipais”, acrescentou.

O secretário enfatiza que a melhor prevenção para este momento é que a população reforce as medidas de cuidados adotadas desde o início da pandemia. “O Governo do Estado não tem medido esforços para disponibilizar atendimento à população, mas precisamos que as pessoas evitem aglomerações, pratiquem o distanciamento social e mantenham os protocolos sanitários, pois a ampliação da rede hospitalar é finita”, disse.

DADOS – Desde 26 de março, quando houve a implantação de leitos exclusivos para atendimento à pacientes confirmados ou suspeitos de terem contraído a doença, Estado já pagou mais de R$ 94,7 milhões para os hospitais que fazem parte do plano de atendimento exclusivo ao novo coronavírus.

De acordo com a Regulação de Leitos da Secretaria da Saúde, nesta sexta-feira (27), o Paraná soma 1.003 leitos exclusivos de UTI adulto, com taxa de ocupação de 81%, e 1.305 leitos de enfermaria adulto, com 69% de ocupação.

Até segunda-feira (30), outros 169 leitos devem ser reativados, sendo 43 de UTI e 126 de enfermaria. A ampliação está prevista no Hospital do Rocio em Campo Largo, Hospital Regional de Guarapuava e Hospital Metropolitano de Sarandi.

EQUIPAMENTOS – Dentre os leitos reativados esta semana, constam também os 41 leitos de UTI e 53 de enfermaria anunciados pelo município de Curitiba. Destes, o Estado disponibilizou 12 respiradores e 12 monitores para a Secretaria Municipal, possibilitando a ativação de 10 leitos de UTI. Além disso, a Secretaria Estadual enviou 20 monitores e com o apoio do Ministério da Saúde, 20 respiradores, ao município de Foz do Iguaçu.

AEN

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.