Araucária

ESTACIONAMENTO GRATUITO: Prefeitura inicia implantação do sistema de câmeras de monitoramento; fiscalização de tempo ocorrerá em breve

Ao contrário de muitos municípios com estacionamento rotativo, em Araucária o sistema é totalmente gratuito, sem necessidade de cadastro e o veículo pode permanecer por até duas horas em um mesmo setor. O município está investindo em tecnologia para melhorar o monitoramento do fluxo de veículos, por meio da leitura das placas (carros e caminhões), nas áreas onde há o rotativo. Uma viatura do Departamento de Trânsito (das duas que serão equipadas com as câmeras) circula pelas vias neste período de implantação do sistema; a fiscalização eletrônica iniciará em breve. Um aplicativo será lançado para auxiliar os motoristas no controle do tempo de permanência naquele setor, entre outros recursos.

O controle de tempo dos veículos nos setores de estacionamento rotativo é feito por meio de leitura de placas pelas câmeras. Esses equipamentos estarão em dois veículos do Departamento de Trânsito que circulam pelo trajeto com frequência. É a inteligência artificial que ‘filtrará’ quais os veículos que estão parados no mesmo setor (identificado nas placas do Rotativo) há mais de 2 horas e, por isso, passível de multa. O limite de até 2 horas para uso visa garantir que mais de uma pessoa tenha o direito a utilizar a vaga ao longo do dia. 

Segundo o Departamento de Trânsito de Araucária, durante o período de teste (que seguiu as normas de contratação do sistema), as câmeras realizaram a leitura de cerca de 10 mil placas ao dia. O sistema de monitoramento por câmeras também ajudará a compreender o fluxo de veículos e a ocupação das vagas nas regiões onde há estacionamento rotativo e, com isso, informações importantes para o planejamento de novas ações nesta área. 

APLICATIVO – Um aplicativo de uso fácil para celular também vai auxiliar o motorista no controle do tempo restante que o veículo pode permanecer no local. É importante esclarecer que o aplicativo será um apoio tecnológico para os motoristas; o uso da vaga de estacionamento rotativo não depende de uso de celular. De acordo com o Departamento de Trânsito do município, o aplicativo é importante porque vai poder alertar o motorista de que o tempo de estacionamento naquele setor está acabando. Até então, o controle de tempo do motorista era feito apenas olhando no seu relógio. Outras informações sobre o aplicativo serão divulgadas quando estiver disponível para download.

TIRA DÚVIDAS: ROTATIVO ARAUCÁRIA

Como sei se a vaga está na área de estacionamento rotativo?
RESPOSTA: Em todos os locais onde há rotativo há placas com informações de identificação do setor e outros detalhes como dias e horários de vigência.

O estacionamento rotativo é gratuito, mesmo?
RESPOSTA: Sim. Não é necessário pagar nada e nem adquirir tíquete ou registrar presença.

Quem tem direito à gratuidade no estacionamento rotativo?
RESPOSTA: Todos. Simplesmente não há cobrança para estacionar nas vagas estabelecidas no estacionamento rotativo de Araucária.

O que é esse código do setor na placa do Estar?
RESPOSTA: É o código que determina os trechos de estacionamento do estacionamento rotativo no município. Quem está prestes a ultrapassar o tempo de 2 horas de permanência no mesmo setor, algo que não é permitido, deve deslocar o veículo até um setor com outro código na placa do Estar.

O que preciso fazer para utilizar o estacionamento rotativo?
RESPOSTA: Basta estacionar na vaga livre e cuidar parta não ultrapassar o tempo de permanência permitido de 2 horas no mesmo setor.

Preciso utilizar o aplicativo para utilizar o estacionamento rotativo?
RESPOSTA: Não. O aplicativo é para facilitar o controle do tempo para não ultrapassar as 2 horas no mesmo setor/área. O motorista pode fazer o controle de tempo pelo relógio, se estiver sem celular.

Como o Trânsito monitora o tempo de permanência dos veículos nas vagas do estacionamento rotativo?
RESPOSTA: Duas viaturas do Departamento de Trânsito estão equipadas com câmeras que fazem a leitura de placas dos veículos pela rota onde passam. O limite de 2 horas passa a ser contado a partir da primeira leitura da placa do veículo no setor. 

A equipe de Trânsito vai avisar que o tempo de estacionamento do veículo naquele setor acabou?
RESPOSTA: Não. A leitura das placas ocorre de maneira automática. A equipe de Trânsito não para no local para tratar de tempo de permanência. Quem precisa ter o controle do limite de tempo é o motorista, seja por olhar no relógio ou por meio do aplicativo para este fim.

O que ocorre se ultrapassar as 2 horas de permanência autorizada na vaga?
RESPOSTA: Caso o sistema de câmeras registre o veículo por mais de 2 horas no mesmo setor de estacionamento do Estar (contado a partir da 1ª leitura da placa pelas câmeras), a inteligência artificial envia automaticamente o registro (em imagens) da situação para análise do Departamento de Trânsito.

O que fazer se for necessário mais tempo de estacionamento?
RESPOSTA: Se for necessário mais de 2 horas de estacionamento o motorista deve se dirigir até uma vaga em outro setor próximo ao de onde estava (verificar o código na placa do Estar). Em um novo setor de Estar, a contagem de tempo de até 2 horas inicia novamente a partir da primeira leitura via câmera. 

Vagas específicas para Idosos e Pessoas com Necessidades Especiais (PNE) também devem respeitar o limite de 2 horas?
RESPOSTA: Sim. As regras de tempo de permanência são iguais. Vale lembrar que para utilizar essas vagas exclusivas para idoso e PNE é preciso ter a credencial fornecida pelo Departamento de Trânsito e deixá-la visível no painel do veículo.

Como fica a situação de veículos de carga e descarga?
RESPOSTA: O estacionamento rotativo conta com vagas previstas para carga e descarga. Caso haja necessidades pontuais de carga e descarga em outros trechos é preciso entrar em contato com o Departamento de Trânsito (3614-1444) para obter autorização. Sem essa autorização, é possível que o motorista seja notificado por estacionar em local não autorizado.

As placas de motos também serão monitoradas pelas câmeras para controle de tempo?
RESPOSTA: Não. O foco do monitoramento com câmeras para fim de controle de tempo do estacionamento rotativo é placas de carros e caminhões. As motos ficam de fora do limite de permanência de até 2 horas nos setores do estacionamento rotativo. 

Prefeitura de Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.