Araucária

Entregas de uniformes escolares para alunos da rede municipal prosseguem

25_uniformes_archelau-5

A Prefeitura de Araucária continua as entregas dos kits com uniforme escolar para os alunos da rede municipal de Educação. Nesta quinta-feira (12) foi a vez dos alunos das Escolas Municipais General Celso e Archelau de Almeida Torres receberem os uniformes. No total, serão 24.105 kit com 08 peças: 01 jaqueta, 01 jaqueta com capuz, 02 camisetas de manga curta, 02 calças e dois pares de meia.

A entrega na General Celso foi no período da manhã desta quinta-feira. Na ocasião, a secretária municipal de Educação Janete Maria Miotto Schiontek falou de sua “alegria cumprir um compromisso do prefeito Olizandro com Araucária” e dos uniformes como uma “ajuda bem-vinda para muitas famílias”, destacando o peso financeiro da compra do uniforme para elas.

Janete lembrou que os uniformes serão entregues para alunos desde o maternal até o 9º ano e que os pais e responsáveis que tiverem comprado o uniforme antigo da escola podem continuar mandando as crianças também com este. “Ninguém vai perder o dinheiro que investiu. Pode usar o antigo uniforme, enquanto servir, junto com o novo uniforme”, garantiu a secretária.

O secretário municipal de Governo Ronaldo Martins comemorou a entrega como “uma promessa cumprida do prefeito Olizandro” e lembrou dos trâmites para a aquisição dos uniformes; da licitação que começou em 2013. “Comprar no serviço público é diferente de comprar na iniciativa privada”, justificou, destacando ainda as tentativas de impugnação que atrasaram o término do processo.

Para a diretora do General Celso, Sandra Cristina de Freitas, a entrega dos uniformes é uma “inovação da administração municipal que vem trazendo benefícios aos alunos”. A diretora comentou ainda que os pais que não puderam retirar o uniforme durante a cerimônia de entrega podem retirá-lo em outro dia. “Ninguém vai ficar sem uniforme”, disse aos presentes. A Escola General Celso possui 205 alunos. Já a diretora da escola Archelau, Maria Helena Grebos, orientou os pais e responsáveis sobre os procedimentos quanto a utilização do uniforme e a possibilidade de troca. A escola Archelau possui 725 alunos.

Aprovação dos pais
Mãe de três alunos da rede municipal, Queli Fernanda Domingues aprovou a iniciativa da Prefeitura de entregar uniformes, primeiramente, porque as crianças agora não precisam mais utilizar as roupas de casa na escola e que isso para as famílias é uma grande vantagem. “Eu comprava [o uniforme anterior]. Mas tinha família que não podia comprar, muitas vezes, nem a ‘roupa normal’, o que dirá uniforme”, justificou. Junto à mãe, Nicolas Domingues de Almeida, aluno do 3º ano do General Celso, confirmou que aprova a ideia do uniforme e que achou bonito seu novo conjunto de roupa para a escola. “Legal”, disse tímido.

Para a mãe Cleonice Ribeiro, o uniforme é de “extrema importância”. “Sei que muitos pais não conseguem comprar. Isso vem a calhar. É muito importante”, disse, complementando ainda falando sobre a segurança que o uniforme dá [pela identificação do aluno]. Sua filha, Alana Cristina de Moraes Ribeiro, do 3º ano da escola Archelau, também aprovou a novidade: “Eu achei bonito e legal”, contou a menina.

Outro aluno que aprovou o uniforme foi Isaque Juliano Monteiro da Costa, do 5º ano da escola Archelau. Seu pai, Alain Monteiro da Costa, conta que está desempregado e que a novidade veio em boa hora. “Foi uma boa iniciativa do prefeito Olizandro, visto que tem muitos que não têm condições de comprar os uniformes”, avaliou Alain.

Entregas
A entrega dos kits começou na Escola Arnaldo Maia e vai chegar a todas as unidades municipais de Educação. O prefeito Olizandro Ferreira destaca que esta conquista é uma reivindicação da comunidade há muitos anos e que merece ter prioridade. “Nós vivemos a crise mais perversa da história de Araucária. E, em uma época de crise, investir R$ 5 milhões é investir pesado. Há outras ações que poderiam ser feitas com esse dinheiro, mas nós preferimos priorizar as nossas 24 mil crianças. É um orgulho, como prefeito, poder fazer essa entrega. Vocês não conseguem medir a minha alegria”, disse Olizandro aos pais e alunos presentes na Arnaldo Maia.

Cada kit tem custo de R$ 207,90 para a Prefeitura. O kit adquirido por Araucária foi feito por uma empresa de Gaspar-SC que venceu o processo licitatório em Araucária. Um dos representantes da VestiSul Indústria e Comércio destacou que a qualidade do uniforme pedido por Araucária é superior a de outros municípios que eles atendem no Brasil. Destaque para os agasalhos e o fato de o kit ter duas calças (o que é diferente de outros lugares).

SMCS / Foto Carlos Poly

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.