
A Prefeitura de Araucária continua as entregas dos kits com uniforme escolar para os alunos da rede municipal de Educação. Nesta quinta-feira (12) foi a vez dos alunos das Escolas Municipais General Celso e Archelau de Almeida Torres receberem os uniformes. No total, serão 24.105 kit com 08 peças: 01 jaqueta, 01 jaqueta com capuz, 02 camisetas de manga curta, 02 calças e dois pares de meia.
A entrega na General Celso foi no período da manhã desta quinta-feira. Na ocasião, a secretária municipal de Educação Janete Maria Miotto Schiontek falou de sua “alegria cumprir um compromisso do prefeito Olizandro com Araucária” e dos uniformes como uma “ajuda bem-vinda para muitas famílias”, destacando o peso financeiro da compra do uniforme para elas.
Janete lembrou que os uniformes serão entregues para alunos desde o maternal até o 9º ano e que os pais e responsáveis que tiverem comprado o uniforme antigo da escola podem continuar mandando as crianças também com este. “Ninguém vai perder o dinheiro que investiu. Pode usar o antigo uniforme, enquanto servir, junto com o novo uniforme”, garantiu a secretária.
O secretário municipal de Governo Ronaldo Martins comemorou a entrega como “uma promessa cumprida do prefeito Olizandro” e lembrou dos trâmites para a aquisição dos uniformes; da licitação que começou em 2013. “Comprar no serviço público é diferente de comprar na iniciativa privada”, justificou, destacando ainda as tentativas de impugnação que atrasaram o término do processo.
Para a diretora do General Celso, Sandra Cristina de Freitas, a entrega dos uniformes é uma “inovação da administração municipal que vem trazendo benefícios aos alunos”. A diretora comentou ainda que os pais que não puderam retirar o uniforme durante a cerimônia de entrega podem retirá-lo em outro dia. “Ninguém vai ficar sem uniforme”, disse aos presentes. A Escola General Celso possui 205 alunos. Já a diretora da escola Archelau, Maria Helena Grebos, orientou os pais e responsáveis sobre os procedimentos quanto a utilização do uniforme e a possibilidade de troca. A escola Archelau possui 725 alunos.
Aprovação dos pais
Mãe de três alunos da rede municipal, Queli Fernanda Domingues aprovou a iniciativa da Prefeitura de entregar uniformes, primeiramente, porque as crianças agora não precisam mais utilizar as roupas de casa na escola e que isso para as famílias é uma grande vantagem. “Eu comprava [o uniforme anterior]. Mas tinha família que não podia comprar, muitas vezes, nem a ‘roupa normal’, o que dirá uniforme”, justificou. Junto à mãe, Nicolas Domingues de Almeida, aluno do 3º ano do General Celso, confirmou que aprova a ideia do uniforme e que achou bonito seu novo conjunto de roupa para a escola. “Legal”, disse tímido.
Para a mãe Cleonice Ribeiro, o uniforme é de “extrema importância”. “Sei que muitos pais não conseguem comprar. Isso vem a calhar. É muito importante”, disse, complementando ainda falando sobre a segurança que o uniforme dá [pela identificação do aluno]. Sua filha, Alana Cristina de Moraes Ribeiro, do 3º ano da escola Archelau, também aprovou a novidade: “Eu achei bonito e legal”, contou a menina.
Outro aluno que aprovou o uniforme foi Isaque Juliano Monteiro da Costa, do 5º ano da escola Archelau. Seu pai, Alain Monteiro da Costa, conta que está desempregado e que a novidade veio em boa hora. “Foi uma boa iniciativa do prefeito Olizandro, visto que tem muitos que não têm condições de comprar os uniformes”, avaliou Alain.
Entregas
A entrega dos kits começou na Escola Arnaldo Maia e vai chegar a todas as unidades municipais de Educação. O prefeito Olizandro Ferreira destaca que esta conquista é uma reivindicação da comunidade há muitos anos e que merece ter prioridade. “Nós vivemos a crise mais perversa da história de Araucária. E, em uma época de crise, investir R$ 5 milhões é investir pesado. Há outras ações que poderiam ser feitas com esse dinheiro, mas nós preferimos priorizar as nossas 24 mil crianças. É um orgulho, como prefeito, poder fazer essa entrega. Vocês não conseguem medir a minha alegria”, disse Olizandro aos pais e alunos presentes na Arnaldo Maia.
Cada kit tem custo de R$ 207,90 para a Prefeitura. O kit adquirido por Araucária foi feito por uma empresa de Gaspar-SC que venceu o processo licitatório em Araucária. Um dos representantes da VestiSul Indústria e Comércio destacou que a qualidade do uniforme pedido por Araucária é superior a de outros municípios que eles atendem no Brasil. Destaque para os agasalhos e o fato de o kit ter duas calças (o que é diferente de outros lugares).
SMCS / Foto Carlos Poly