
Na manhã desta quinta-feira (27) duas empresas apresentaram seus estudos na 41ª Audiência de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV). A audiência, que é sempre aberta a toda a comunidade, ocorreu no Anfiteatro da Prefeitura. Na ocasião, foram apresentados os estudos da implantação da empresa Max Atacadista, no bairro Estação, e sobre a supressão de diretrizes viárias da empresa Piemonte Construções e Incorporações Ltda, no bairro Iguaçu.
A elaboração do EIV contribui para aproximar o interesse de quem empreende do direito da população a uma cidade sustentável, já que busca-se através deste estudo eliminar ou diminuir os impactos gerados com a sua construção e funcionamento.
Impactos – Em geral, parcelamentos do solo, empreendimentos comerciais e industriais, assim como as mudanças substanciais de uso dos espaços e edificações já existentes, trazem modificações no uso da ocupação do território e produzem impactos negativos e positivos ao seu entorno, podendo interferir diretamente no desenvolvimento da cidade.
A Audiência do EIV proporciona à população (pessoas que moram, trabalham ou transitam no entorno do empreendimento a ser implantado) informações detalhadas sobre os impactos que podem ser gerados e também a proposição de medidas compensatórias ou mitigadoras visando minimizar/eliminar ou compensar conflitos com a vizinhança. O EIV está previsto no Estatuto da Cidade (Lei Federal n°10.257/2001) e no Plano Diretor de Araucária (Lei Complementar n° 05/2006
Fonte: Prefeitura de Araucária – 30/09/2018