
Redação com Assessoria
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná e Delegacia de Polícia Civil de Paranaguá fazem grande operação em Araucária contra organização criminosa especializada em desviar e adulterar fertilizantes.
Após 6 meses de investigação, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná em conjunto com a Delegacia de Polícia Civil de Paranaguá
desencadearam na data de hoje uma grande operação para apreender fertilizantes desviados e adulterados em duas empresas localizadas na cidade de Araucária, no estado do Paraná. Como resultado, foram apreendidas mais de 100 toneladas de produtos. Os responsáveis foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Araucária, local em que foi lavrado o auto de prisão em flagrante dos envolvidos. O fertilizante desviado era misturado com areia e cascalho, aumentando o seu volume original e reduzindo a sua qualidade. O material adulterado era colocado em sacos com marcas de empresas líderes no mercado de fertilizantes, e colocados à venda de forma ilícita. Em consequência os produtores rurais acabavam sendo enganados ao comprar um produto adulterado, mas com aparência de boa qualidade. Os sacos com fertilizantes adulterados seriam distribuídos em vários estados brasileiros, dentre eles Goiás e Mato Grosso. A empresa Yara Brasil é uma das mais afetadas pelos furtos e roubos de cargas e adulteração de fertilizantes.