Araucária

Empresas de Araucária já podem se cadastrar para serem fornecedoras de instituições públicas

Na noite desta terça-feira (03), empresários de Araucária participaram do lançamento do Portal de Compras Leste, um portal que aproxima empresários e instituições públicas (Prefeituras e Câmaras Municipais) de 23 municípios da Região Metropolitana de Curitiba, Vale do Ribeira e Litoral. O cadastro das empresas poderá ser realizado via internet (http://leste.comprapr.com.br) ou pessoalmente no Espaço do Empreendedor (que funciona no Paço Municipal), das 9h às 12h e das 13h às 16h. O sistema é todo gratuito.

Ao se cadastrar no Portal, a empresa passará a receber informações (via e-mail) sobre abertura de editais para aquisição de produtos e serviços em qualquer um dos 23 municípios participantes. Esses alertas de oportunidade de negócios serão conforme o cadastro realizado pela empresa. Desta forma, microempresas receberão alertas específicos para negócios que ela pode participar. O alerta permite que o empresário possa realizar o download do edital sem a necessidade de pesquisar em cada um dos sites das instituições públicas participantes.

Potencial – De acordo com informações apresentadas pelo Sebrae durante o evento, a região que abrange o Portal de Compras Leste tem mais de 30% da população do Paraná e representa 40% do PIB (produto interno bruto) do Estado. Ao aproximar empresas e poder público, o Portal ajuda a fomentar o desenvolvimento local e regional. O trabalho contempla também a capacitação do poder público no sentido de, por exemplo, combater o excesso de burocracia (sempre respeitando a base legal) e dos empresários para saberem como melhor apresentar as propostas, organizar a documentação necessária e, principalmente, saber quando é um bom negócio participar da concorrência.

Uma das facilidades com o Portal de Compras Leste para as instituições públicas será o de obter, de maneira mais fácil, orçamentos para licitação, além de contar com amplo cadastro de fornecedores. No caso de compras diretas (aquelas de até R$ 8 mil e que dispensam licitação), as secretarias irão atrás de fornecedores cadastrados no Portal.

O evento de lançamento foi uma realização do Comitê Gestor Municipal que tem representantes da Prefeitura de Araucária, Associação Comercial (Aciaa), Associação das Empresas da Cidade Industrial de Araucária (Aeciar), Ordem dos Advogados do Brasil e Associação dos Contabilistas de Araucária (Aca). Já o Portal Compra Leste é do Sebrae, Fecomércio-Paraná, Faciap, Fopeme e Pró-Metrópole.

Espaço do Empreendedor – O Espaço do Empreendedor, que fica no térreo da Prefeitura, pode ajudar a esclarecer dúvidas dos empresários sobre documentação e ajudar a realizar o cadastro no Portal de Compras. No local, os empreendedores contam com apoio para formalização, para concessão de alvarás, sobre obrigações e direitos, concessão de créditos, guias de impostos, entre outros. O espaço também dispõe de um consultor do Sebrae que orienta sobre como vender, fluxo de caixa e outros assuntos de interesse. O horário de atendimento é o mesmo dos demais serviços oferecidos no Espaço Cidadão: das 9h às 12h e das 13h às 16h. Mais informações: (41)3614-1559.

Manual – O empresário que desejar o manual para saber como realizar o cadastro pode solicitar via emailsala.empreendedor@araucaria.pr.gov.br ou realizar o download pelo link: CLIQUE AQUI

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.