Paraná

Empresários dizem não ter dinheiro para o 13.º e ameaçam demitir 2 mil motoristas e cobradores

O fim de 2015 deverá ser de caos para o sistema de transporte público na capital. Os empresários do setor enviaram, nesta quinta-feira (26), um ofício ao Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) em que informaram não ter dinheiro para pagar o 13.º salário deste ano, que precisarão demitir cerca de 2 mil funcionários nos próximos meses e que as rescisões serão negociadas, pois não há recursos para o pagamento de um só vez.

De acordo com a assessoria do sindicato, essas condições não serão aceitas. A categoria ameaça entrar em greve caso a situação não seja resolvida.

Curitiba conta hoje com uma frota de 1.368 ônibus e o sistema é operado por cerca de 16 mil empregados – entre motoristas e cobradores. Se as demissões forem realmente efetivadas, ainda não se sabe como ficariam as novas escalas de trabalho. Nesta quinta-feira, o prefeito Gustavo Fruet (PDT) estava reunido com o presidente da Urbs , Roberto Gregório Junior, para discutir o problema.

As empresas que fazem o transporte público da capital têm pressionado a prefeitura para ampliar o valor da tarifa técnica. No fim de setembro, a Urbs fixou a tarifa técnica de 2015 em R$ 3,21. Os empresários pediam o valor de R$ 3,40 e chegaram a levar a questão à justiça, que negou o pedido

Em entrevista pela manhã à Gazeta do Povo, Fruet afirmou que recebeu a notícia do ofício durante a madrugada desta quinta-feira e admitiu não ter solução de imediato. “Vou me debruçar sobre o assunto de hoje até segunda-feira (30)”, disse.

A reportagem procurou a assessoria do Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp), que prometeu um retorno durante a tarde.

Mais informações em breve

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.