Paraná

Em dia diferente de ‘trabalho’, cachorros do Corpo de Bombeiros são designados para animar ala pediátrica

Em dia diferente de ‘trabalho’, três cachorros do Corpo de Bombeiros foram designados nesta quinta-feira (20) para animar a ala pediátrica do Hospital Evangélico, em Curitiba. O procedimento é conhecido como ‘Cinoterapia’, que é uma abordagem terapêutica que tem como diferencial o uso de cães como co-terapeutas no tratamento físico, psíquico e emocional.

De acordo com o tenente Pimenta, do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost), a atividade promove uma ajuda mútua entre o Corpo de Bombeiros e os pacientes. “Eles são animais operantes, que trabalham em atividades de busca e salvamento. Desde filhotes fazemos com eles um trabalho de socialização, para que a gente possa ter ao nosso lado animais sociais também com a população”, explicou.

Avó de um menino de 12 anos que foi atropelado há duas semanas, Inês Bigol comentou que o dia foi muito agradável para todos no local. “Foi ótima a visita, eu adorei e meu neto ficou muito feliz. Dá vontade de ter um em casa, mas moro numa pequena”, disse.

Segundo especialistas, a Cinoterapia aumenta o estímulo social, melhora o estímulo moral e promove o bem-estar físico. As atividades lúdicas estimulam o equilíbrio, a fala, a expressão de sentimentos, a imaginação e o autoconhecimento, utilizando o cão como um mediador de todo o processo.

A médica residente Samara Damin disse que as respostas são muito positivas. “As vezes as crianças estão internadas há bastante tempo e isso anima muito. A criança que responde bem, vai ter o tratamento privilegiado com a alegria. As doenças dos cachorros não são passadas para as pessoas, então não há nem perigo”, concluiu.

Confira galeria de fotos da visita abaixo:

 

BANDAB

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.