AraucáriaPolícia

Em desenvolvimento: Aplicativo da Guarda Municipal de Araucária está em fase de testes

O aplicativo que está sendo desenvolvido em Araucária para uso da Guarda Municipal já está sendo testado internamente pelos técnicos em informática da Secretaria Municipal de Planejamento e da Secretaria Municipal de Segurança Pública. De início, o aplicativo criado pelos profissionais da Prefeitura deve atender às mesmas funções do sistema atual (que era terceirizado) e aos poucos deve ser aprimorado para ganhar formatação mais personalizada às necessidades da cidade.

Além da economia que o município deve ter – eram gastos quase R$100 mil por ano até então com o modelo antigo, a possibilidade de implantar novas funções que facilitem o trabalho das equipes de segurança tem gerado expectativa. A interface criada tem sido estruturada visando ser simples para o usuário final e também prática para os operadores.

Além do sistema permitir o monitoramento em tempo real das viaturas em plantão, por meio de um mesmo mapa online é possível que os operadores visualizem onde estão ocorrendo as ocorrências e a classificação delas com cores para priorização de atendimentos, o que deve facilitar a organização das equipes nos plantões.

Outra vantagem é que a migração que está sendo realizada pela Prefeitura para o sistema de telefonia via internet (VOIP), permitirá que o aplicativo tenha acesso a informações do banco de dados municipal. Ou seja, quando uma equipe da central da GMA receber um chamado pode ter acesso a informações prévias do histórico de chamados, o que deve facilitar na identificação da situação, localização da chamada e agilizar o atendimento.

Essa modernização permitirá ainda identificar com maior precisão a localização da ocorrência, com dados de latitude e longitude. O sistema antigo, por exemplo, mostrava a rua do acionamento de uma ocorrência do Botão do Pânico (disponível para mulheres com medida protetiva), mas agora a região apontada será mais exata; o que deve auxiliar principalmente nos atendimentos em regiões não mapeadas ou de difícil acesso.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.