AraucáriaPolícia

ELEIÇÕES 2020 ARAUCÁRIA : E-Título facilita acesso na hora de votar

Com a nova era digital, cada vez mais processos são facilitados e ferramentas são fornecidas de modo online. Uma das mais recentes novidades está vinculada ao processo de votação: o título de eleitor pode ser acessado pelo aplicativo e-Título (em smartphones e tablets) e pode inclusive, na hora de votar, isentar eleitor de apresentar documento de identificação com foto (caso já tenha realizado o cadastro biométrico – com impressões digitais, foto e assinatura). Essas e outras informações podem ser encontradas no Guia do Eleitor, disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, com indicações de links úteis (CLIQUE AQUI).

Como acessar o documento online?
O e-Título é um aplicativo móvel para obtenção da via digital do título de eleitor. Ele permite o acesso rápido e fácil às suas informações junto à Justiça Eleitoral. O programa pode ser baixado no sistema Android e IOS na App Store e na Play Store. Para utilizar o app, o usuário deverá preencher os campos “Nome do eleitor”, “Data de nascimento”, “Nome da mãe” e “Nome do pai”. É importante que o eleitor atente-se para o preenchimento dos dados, já que eles precisam estar exatamente iguais aos que estão no Cadastro Eleitoral*. 

Dados que constam no documento
Na versão digital do documento constam informações como número do título de eleitor, detalhes do local de votação (com endereço, inclusive), é possível emitir certidão de quitação eleitoral e certidão de crimes eleitorais; entre outros serviços, como o cadastro para ser mesário voluntário e justificar ausência nas urnas. Para os eleitores que já registraram seus dados biométricos no Fórum Eleitoral, também aparece a foto pessoal, o que isenta o cidadão de apresentar documento com fotografia para votar. Para o eleitor que ainda não fez o cadastro biométrico, é necessário apresentar um documento oficial com foto sempre que for utilizar o título digital. 

Uma inscrição eleitoral por dispositivo
Cada dispositivo eletrônico (tablet ou smartphone) aceitará apenas uma inscrição eleitoral, ou seja, cada pessoa precisa baixar o aplicativo em seu celular para acessar seu e-Título. Bom destacar que não é possível acessar o e-Título por computador, apenas por dispositivos móveis. 

SMCS Araucária

* Se houver divergência nas informações lançadas no cadastro com as do sistema do Tribunal Superior Eleitoral, o e-Título não poderá ser acessado. Ao ser acessado pela primeira vez e validado com as informações corretas, o documento será gravado localmente e ficará disponível ao eleitor.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.