AraucáriaEducação

Educard: Prefeitura inicia atendimentos agendados para cadastro e recadastramento de passe livre estudantil

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED) e da Superintendência do Transporte Coletivo, começou nesta terça-feira (05) os atendimentos para a atualização e solicitação do Educard, o passe livre estudantil de Araucária. De acordo com a SMED, pelo menos 2.300 responsáveis já fizeram o agendamento online para este atendimento. Todos os estudantes que já possuem o benefício precisam do atendimento para atualizar as informações. Os estudantes de escolas públicas de Araucária (da Educação Infantil ao Ensino Médio – incluindo EJA e Ceebja) têm direito à gratuidade no transporte coletivo (Triar).

Tatiane de Morais Kuster, mãe do estudante do Colégio Estadual Monteiro Lobato, Felipe Kuster da Silva Santos, foi uma das pessoas que estiveram no atendimento nesta quarta-feira (06) na Escola de Gestão dos Servidores Municipais de Araucária, local onde ocorre a emissão do cartão. Ela contou que, graças à gratuidade, acha muito bom não precisar se preocupar com mais essa conta no final do mês. Segundo ela, é cômodo para o filho pegar ônibus na frente de casa, que fica no Jardim Shangai, e descer em frente à escola.

É importante destacar que a gratuidade do passe escolar não é restrita apenas a crianças.  Dentro dos beneficiados estão alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Centro Estadual de Educação Básica de Jovens e Adultos (CEEBJA). Aluna do CEEBJA Araucária, Patrícia Halas disse que a economia é muito boa e que o dinheiro que não foi gasto com passagens pode ser usado para dar início a algum curso.

Agendamento – O agendamento online para atendimento de cadastro ou recadastramento deve ser realizado via site da Prefeitura (www.araucaria.pr.gov.br – clicar no banner sobre o Educard). O interessado deverá indicar o dia e período (manhã ou tarde) de preferência. Os atendimentos agendados estão ocorrendo na Escola de Gestão dos Servidores Municipais de Araucária (Rua Dionizio Grabowski, nº 65, Fazenda Velha – ao lado da Praça da Bíblia e do CSU). O aluno sai com o cartão de transporte na hora.

De acordo com a SMED, para o cadastro e a atualização dos dados do Educard é necessário apresentar RGs (ou certidão de nascimento) e CPFs do estudante e do responsável, além do comprovante de residência (conta de luz, água ou telefone) e declaração de matrícula. Essa declaração de matrícula deve ser solicitada na unidade onde o estudante está matriculado. O estudante deverá comparecer para atualizar a foto do cadastro. O pai/mãe/responsável que leva a criança de até 12 anos para a unidade educacional também tem direito à isenção de transporte coletivo para levar e buscar (é preciso realizar cadastro/atualização).

Responsabilidade – As isenções no sistema Triar correspondem ao período em que o estudante frequenta a unidade educacional. O cartão só pode ser utilizado em dias letivos, conforme calendário escolar. O benefício do passe livre estudantil é de caráter pessoal e intransferível, sendo proibida a sua cessão, venda, permuta ou empréstimo a outra pessoa. O uso indevido do cartão do Programa Passe Livre Estudantil pode ocasionar em bloqueio do benefício.

 

 

Prefeitura de Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.