
Para reforçar as práticas pedagógicas na prevenção e combate ao bullying, a Secretaria da Educação do Paraná iniciou na quinta-feira (25) a oferta do minicurso de “Arte e Bullying: possibilidades pedagógicas” para diretores e pedagogos da rede estadual e municipal de ensino. A formação será ofertada no Centro Estadual de Capacitação em Arte Guido Viaro, em Curitiba.
O curso ocorrerá em cinco datas, nos períodos da manhã e tarde, com duração de oito horas, e nos períodos da manhã e noite, com duração de quatro horas divididas em dois momentos. O minicurso será certificado pela Secretaria de Estado da Educação e contará para o plano de carreira dos servidores.
Os profissionais vão estudar temas relacionados ao bullying na escola, narrativas visuais nas obras de arte, a deformação na arte, o belo e o feio na arte, arte como crítica social, artes visuais e dança, e possibilidades pedagógicas para tratar do bullying na escola.
Subsídios
A iniciativa tem como objetivo promover subsídios aos profissionais para trabalhar a temática do bullying na escola a partir dos conhecimentos da arte, desconstruir preconceitos e despertar a consciência para a necessidade de valorização da diversidade existente na escola.
“É importante ressaltar que essa proposta de trabalho com bullying abrange todas áreas do conhecimento, ou seja, todas as disciplinas poderão trabalhar a partir dessa proposta”, disse a professora do curso, Márcia Anderson Mascarenhas. Segundo ela, o curso proporcionará ferramentas para propostas pedagógicas aos diretores nos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP). No ano que vem a formação será ofertada para professores com carga horária de 20 horas.
Datas e horários
Nos dias 22 e 29 de novembro os minicursos terão oito horas de duração. Já nos dias 1° e oito de novembro, os participantes farão quatro horas de curso no primeiro dia e outras quatro horas no segundo dia, no período da manhã ou noite.
Massa News- 28/10/2018