Paraná

EDUCAÇÃO: Para 970 mil pessoas no Paraná, o ano de 2015 começa nesta quinta-feira

noticia_986485_img1_6f1inter

Depois de mais de um mês de expectativa, os 970 mil estudantes paranaenses matriculados na rede estadual de ensino vão, enfim, entrar na sala de aula neste ano. As aulas que deveriam ter começado no dia 9 de fevereiro começam efetivamente hoje, depois da greve de professores e servidores. Ao longo da semana, dezenas de escolas pelo Paraná já haviam iniciado as atividades do ano letivo. Ontem, segundo a Secretaria de Estado da Educação, foram cerca de 250 estabelecimentos com aula em todo o Paraná.
As escolas que não retomaram as aulas tiveram um dia de preparação. Como o Colégio Estadual Pedro Macedo, no bairro Portão, em Curitiba. Ontem, professores e funcionários da escola faziam os últimos ajustes para receber os alunos hoje. A greve dos docentes e servidores terminou na segunda-feira, e a terça-feira e ontem foram destinadas para o planejamento nas escolas. No total, a Secretaria de Educação estimava cerca de 36 mil turmas nas 2,1 mil escolas em todo o Estado.
Na terça-feira Secretaria e APP-Sindicato chegaram a um consenso sobre a reposição de aulas na rede. Ficou acordado que os alunos não terão aulas nos sábados e durante o mês de julho haverá uma semana de recesso escolar, entre os dias 13 a 17 de julho. As aulas terminam no dia 23 de dezembro.
“O calendário ficou bem compactado, mas dessa forma vamos conseguir cumprir os 200 dias de ano letivo”, definiu o secretrário da Educação, Fernando Xavier Ferreira.
Carta — Ontem, a direção da APP-Sindicato, divulgou uma carta em nome da categoria, agradecendo o apoio recebido pela sociedade durante o mês de greve geral nas escolas públicas do Estado.
“Vocês, pais e mães, demonstraram que essa nova sociedade é possível pelos gestos de generosidade que tiveram nestes quase 30 dias de greve. Já não somos os mesmos — pais, mães, estudantes, professores (as), funcionários (as) uma vez que aprendemos que a luta que se faz juntos transforma a todos(as) e permite-nos sonhar com dias melhores”, diz a nota.

Bem Paraná

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.