Redação

Educação divulga instrução com detalhes sobre preparativos para o retorno presencial em Araucária

A Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), publicou nesta quarta-feira (17), no Diário Oficial do Município, a instrução normativa nº 01/2021, que trata sobre o ensino híbrido, trabalho pedagógico remoto, kits de alimentação escolar entre outros pontos. O ano letivo na rede municipal começou em 08 de fevereiro com atividades exclusivamente remotas. A SMED trabalha com a data de 24 de março para o início do atendimento presencial em algumas turmas. Conforme decreto municipal, a decisão final sobre a participação presencial do estudante caberá aos pais, por meio de termo que será assinado quando houver confirmação sobre o ensino híbrido para a respectiva turma.

A instrução normativa publicada nesta quarta determina que os profissionais do magistério e os educadores infantis permanecerão em trabalho pedagógico remoto “até que sejam fornecidos os EPIs e ocorra a implantação escalonada do ensino híbrido em 24 de março de 2021”. Esses servidores podem ser convocados, a qualquer momento, caso haja necessidade ou em decorrência do fim da situação de emergência. Eles também devem permanecer à disposição durante sua jornada de trabalho para contato telefônico e eletrônico.

Os profissionais de educação que estiverem em trabalho remoto cumprirão um plano de trabalho proposto pela unidade educacional. Nele constarão o planejamento diário das atividades a serem realizadas no sistema de trabalho remoto, de acordo com o cronograma estabelecido e em consonância com o calendário escolar.  Os servidores pertencentes ao grupo de risco da Covid-19, conforme relação prevista pelos órgãos de saúde, não atuarão de maneira presencial, mesmo com o ensino híbrido.

É importante destacar que também será publicado, nos próximos dias, um protocolo que tratará de medidas de prevenção à Covid-19 destinadas às unidades educacionais da rede municipal.

ALIMENTAÇÃO – Conforme a instrução normativa em questão, os kits de alimentação escolar e a entrega/recebimento das atividades pedagógicas remotas, deverão ser realizadas de forma a evitar aglomerações e adotar todas as medidas necessárias de prevenção à Covid-19 pelo bem de todos os envolvidos. A instrução divulgada, apresenta um cronograma de distribuição dos kits de alimentação escolar até o mês de junho. Cabe às unidades educacionais comunicar aos pais sobre as datas dessas distribuições de alimentos e das atividades pedagógicas.

GRADATIVO – A retomada dos atendimentos presenciais, de maneira híbrida (aulas presenciais e aulas remotas) na rede municipal de ensino de Araucária visa atender às necessidades de proteção da saúde e também garantir o direito à educação e à convivência (que seguirá protocolos necessários). Instituições de credibilidade sobre a infância, como a Unicef e o “Todos pela Educação”, já se posicionaram publicamente sobre a importância do atendimento presencial das crianças nas escolas, sempre atrelada às medidas de prevenção necessárias. O ensino híbrido é uma das medidas sugeridas por essas instituições para este momento.

CUIDADOS – Já citamos que o protocolo de medidas para o retorno do atendimento presencial será publicado em breve. Mas já está definido que as unidades educacionais deverão verificar a temperatura dos estudantes, exigir o uso de máscara, respeitar as regras de distanciamento físico e disponibilizar álcool em gel para higienização constante das mãos. As salas de aula deverão respeitar o limite máximo de 50% de ocupação, observando o distanciamento de 1,5 metro por criança/estudante.

A SMED também iniciou o processo para aquisição de kits de prevenção à Covid-19 que serão utilizados pelos estudantes: máscaras, frasco com álcool em gel, frasco com sabonete líquido e garrafa para água. 

* Confira o texto completo da Instrução Normativa nº 01/2021: CLIQUE AQUI

SCMS Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.