Araucária

Educação de Araucária investe em novos recursos tecnológicos e transparência

A Secretaria Municipal de Educação de Araucária (SMED) tem investido em tecnologia para reduzir o uso de papéis e dar mais transparência à tramitação de processos. O uso de tecnologia também está sendo pensado para que a população tenha cada vez mais acesso a informações sobre as unidades educacionais do município. A execução dessas mudanças está sob responsabilidade do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação da SMED (TIC).
 Com uso da plataforma Google for Education, a secretaria passou a contar com espaço ilimitado para armazenamento de dados. Dessa forma, está sendo possível digitalizar o acervo e reduzir o uso de papéis. As mudanças se dão não apenas na área administrativa da secretaria e das unidades, mas vai chegar às salas de aula onde os novos recursos tecnológicos serão uma ferramenta importante para o aprendizado.
 Com o objetivo de concentrar as inúmeras informações da Educação, a SMED passou a contar com um site próprio (educacao.araucaria.pr.gov.br) no qual profissionais da área e as comunidades escolares podem ter acesso a diversas informações. De maneira fácil, é possível ter acesso ao endereço e contato de todas as unidades educacionais vinculadas à rede municipal de ensino. Os cardápios alimentares dos alunos dessas unidades também estão disponíveis, bem como a consulta das filas de espera de alunos, conferindo transparência ao processo. Com a realização do mapeamento  de localização das unidades educacionais via Google Maps é  possível ter informações detalhadas dessas unidades (modalidade de ensino, porte, se está em construção…) quando se utilizar a localização do Google.
Portal do Professor – Dentro da área administrativa da Educação, os arquivos digitais facilitaram a troca de informação entre a secretaria e as unidades. Por meio do “Portal do Professor”, os professores hoje contam com maior facilidade para protocolar documentos que comprovam formações, cursos e participação em eventos e podem acompanhar cada etapa dos processos de avanço na carreira de maneira transparente. Segundo a SMED, cerca de 60% dos processos protocolados pelos servidores da Prefeitura são de servidores da Educação.
Para os profissionais da Educação que tiverem dificuldade com o novo recurso para fazer upload de arquivos na plataforma digital, a SMED oferece sala de fotocópia com computador e acesso a internet na sede da secretaria.
Os professores também passaram a contar com o acesso fácil a todas as informações sobre eventos, cursos e outras formações, bem como as devidas inscrições.
 Gradualmente – Assim como os novos recursos tecnológicos estão sendo implantados de maneira gradual. A formação e orientação dos profissionais envolvidos também ocorre por etapas. O trabalho está sendo iniciado com unidades-piloto para ser ampliado após análise e discussão. A formação dos professores sobre o uso dessas tecnologias que podem ser aplicadas em sala de aula é tida como um dos principais pontos do trabalho realizado para a efetivação da inclusão digital.
smcs

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.