Araucária

É melhor malhar de manhã? 30 minutos nem adianta? Confira mitos e verdades sobre musculação

Por Marina Sequinel e Luiz Henrique de Oliveira da BANDAB

 

Muitas pessoas apostam na musculação como uma forma de melhorar a qualidade de vida e perder peso. Mas são vários os mitos e dúvidas que envolvem a prática dessa atividade física. Afinal, trabalhar os músculos emagrece? É preciso malhar todo dia para obter um resultado satisfatório? É certo ou errado ir para a academia em jejum?

Para responder essas perguntas, a Banda B conversou, nesta sexta-feira (10), com o professor de Educação Física Julimar Luiz Pereira, da Universidade Federal do Paraná. Confira abaixo os mitos e verdades sobre a musculação:

Musculação emagrece?

Parcialmente verdade. Segundo o professor, essa atividade física auxilia no processo de emagrecimento desde que dois fatores essenciais sejam respeitados. “Ela deve ser direcionada para a perda de peso e aliada a uma boa nutrição. Com essas duas ações, a resposta do emagrecimento será satisfatória”.

Se eu faço musculação e decido parar a atividade por um longo tempo, o meu corpo ‘cai’?

Parcialmente verdade. “Se você faz musculação por muito tempo, há um aumento da massa muscular. Ao deixar de fazer a atividade física, existe a possibilidade de a musculatura perder a tonicidade e se tornar flácida. Mas acredito que o termo ‘cai tudo’ é muito forte”, comentou Pereira.

Sentir dor significa que o músculo está ‘trabalhando’?

Não necessariamente. De acordo com o professor, o treino corretamente direcionado para o aumento da massa muscular não deve gerar dor, mas sim desconforto. “Dependendo do objetivo, a dor pode favorecer hipertrofia… Mas é importante esclarecer que o fato da pessoa não sentir nem uma coisa nem outra não significa que o trabalho não teve qualidade”.

Se eu malhar apenas 30 minutos, não vou ganhar musculatura?

Mito. Pereira explicou que não existe um consenso sobre a relação entre duração e eficácia do treino. “Não podemos dizer que malhando exatos 30, 40 ou 50 minutos o organismo continua gastando energia em função do trabalho que foi feito. Mas claro que precisa ser um trabalho bem pesado e intenso”, completou.

É preciso malhar todos os dias para ter uma vida saudável?

Mito. “Não é preciso fazer musculação ou atividade física todos os dias, dependendo do objetivo, no entanto, isso pode ser recomendado. Mas, para a saúde, três vezes por semana já é uma boa opção. Para quem busca a perda de peso, a frequência geralmente é maior”, esclareceu o professor.

É melhor treinar de manhã?

Mito. Cada pessoa deve treinar no horário que melhor se adeque ao seu estilo de vida. “Não há nada que indique que um período específico fará o rendimento ser melhor. Essa é até uma questão biológica e individualizada, e varia de acordo com cada um. Tem gente que prefere fazer exercício de manhã, outros à tarde ou à noite…”.

Malhar em jejum é melhor para o desempenho?

Mito. Segundo o professor, estudos recentes apontam que treinar em jejum diminui a possibilidade de usar a gordura como fonte energética. “Ou seja, é um tiro no pé, principalmente quando você busca emagrecimento”.

Abdominal é o melhor jeito de perder gordura na barriga?

Mito. Pereira afirmou que o exercício abdominal não é tão efetivo para usar a gordura como fonte energética. Do ponto de vista estético, no entanto, uma musculatura forte no abdômen pode aparentar uma diminuição do volume da barriga.

“O jeito mais eficaz para perder barriga é fazer uma atividade física frequente, com uma intensidade adequada e recomendada de forma individual, aliada à nutrição”, falou o professor.

Quanto mais a idade avança, menor é a necessidade de treinar?

Mito. “Para a terceira idade, a musculação é uma das atividades mais recomendadas. A medida que a nossa idade avança, o treino se torna cada vez mais necessário para garantir qualidade de vida e autonomia. Já em relação às crianças e adolescentes, o trabalho de força não é proibido, mas para os mais novos, acredito que não seja o mais indicado”, finalizou.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.