Brasil

E agora, como fica o correntista do HSBC?

noticia_301226_img1_6f1interO anúncio de que o HSBC venderá a filial de varejo no Brasil, mexeu com o mercado. O anúncio foi feito ontem, em Londres. A medida faz parte de um plano de reestruturação do grupo, que deve manter apenas pequena presença no País para atender grandes corporações. Em Curitiba, onde fica a sede do banco no Brasil, o anúncio fez com que o sindicato dos bancários fizesse um protesto. Os quatro centros administrativos do banco — Palácio Avenida, Hauer, Kennedy e Xaxim — permanecerão fechados durante todo o dia.
Os bancários temem pelas possíveis demissões. São 21 mil trabalhadores. Mas não são apenas os trabalhadores, os correntistas do banco também sentem certa insegurança. Mas segundo o professor Lucas Dezordi, coordenador do curso de Economia da Universidade Positivo, os correntistas não têm motivos para se preocupar com as negociações de venda do HSBC do Brasil.
“O HSBC vai enxugar mesmo, fazer as demisões que anunciou, mas provavelmente o grupo financeiro que assumir, que vai ser um grande banco, irá manter as operações do HSBC, vai manter a carteira de clientes”, afirma. “O HSBC é um banco sério. Na minha opinião, não há risco para os correntistas, pelo contrário. Já vivemos esse tipo de situação quando o Itaú comprou o Unibanco. Algumas contas e operações serão unificadas, sem nenhum prejuízo para os correntistas e investidores”.
Ainda de acordo com Dezordi, as recentes punições e multas aplicadas contra o banco nos Estados Unidos e na Europa, além da fiscalização do Banco Central, são garantias de que os clientes não tem com o que se preocupar neste momento. “O Banco Central faz a fiscalização de todos os bancos, e se o HSBC fizesse algo que prejudicasse os correntistas, teria punições bem severas e multas. E a última coisa que o banco quer agora é mais multa e punição, tendo em vista o que ele sofreu e vem sofrendo na Europa, nos Estados Unidos e no México. Então ele (HSBC) vai agir conforme a legislação local e as regras bancárias”, opina.

Bem Paraná

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.