Araucária

Domingo foi de Festa das Crianças no Parque Cachoeira

A Prefeitura de Araucária, em parceria com a empresa Mondelēz Internacional e a ONG Evoluir, realizou neste domingo (18) a “Festa das Crianças – Festival Ação Saudável”. Ao longo do dia, famílias de Araucária acompanharam várias atrações artísticas e oficinas no Parque Cachoeira. Evento contou com sorteio de 20 bicicletas doadas.

O evento este ano teve como referência o programa Ação Saudável, uma parceria entre a Prefeitura e a Mondelēz que, ao longo de três anos, vai trabalhar conteúdos como alimentação saudável e a prática de atividades físicas com alunos, professores e comunidade de 25 escolas municipais que fizeram a adesão. A implantação de hortas nas unidades escolares [como suporte pedagógico] é uma das ações de maior destaque no programa. E é dentro desta proposta de uma grande festa que valorize ações saudáveis que a Festa da Criança – Festival Ação Saudável foi pensada.

No palco, grupos de música, contação de história e brincadeiras se revezaram ao longo do dia. As crianças também participaram de workshops sobre hortas, atividades físicas, alimentação saudável, minhocário, entre outros assuntos. Já nas oficinas, as crianças aprenderam, por exemplo, a fazer pulseiras de garrafas pet e pipas.

Aprovado – Vanir Romão, morador do Jardim São Francisco, levou o filho ao evento e considerou que o festival estava muito legal e educativo. “Não tem brinquedo violento e isso é fundamental para as crianças de hoje. Em vez de brincar com jogos que incentivam a violência, estão tendo essa oportunidade. O teatro, por exemplo, incentiva a cultura. Com certeza meu filho vai chegar em casa e contar tudo o que ele fez aqui”, avaliou. Seu filho, Wagner Felipe Romão, estudante do 4º ano na Escola Municipal Profª Maria Aparecida Saliba Torres, disse que gostou muito das brincadeiras, da corrida do saco, da alimentação, das brincadeiras e do livro que ganhou.

Já Guilherme de Lima Orchel, aluno do 1ºano na Escola Silda Sally, aproveitou o festival com toda a família: o pai Josmar, a mãe Vanessa, a irmã Giovana e a tia Gabriele. Para eles, apesar do vento frio, estava muito legal. “Fizemos a pulseira (com garrafa pet) e estou esperando para fazer a pipa”, disse o menino.

O foco do evento em boas ações, como a alimentação saudável, também foi elogiado pelos pais. ”É um evento bem diferente do que eu imaginei. Quando você fala em festa para crianças já pensa em doces, refrigerante e me surpreendi positivamente ao chegar aqui no Parque e ver todas as atividades e até a decoração voltada para uma alimentação saudável e balanceada. Infelizmente, no dia a dia a gente acaba não tendo tempo de falar com os filhos e incentivar o consumo de alimentos naturais. Muitas vezes, até acabamos optando pelos industrializados pela praticidade e até mesmo pelo sabor que é muito melhor. Ter um evento desse porte que nos faça refletir sobre o que consumimos é muito importante. Com certeza vamos sair daqui com outra visão”, revelou Luiza Neckel Pereira, moradora do Califórnia e mãe do Davi Miguel (4 anos) e do Thiago Renato (10 anos).

Escolas municipais – Para os alunos das 25 escolas municipais que participam do Programa Ação Saudável começou nesta segunda-feira (19) o primeiro de três dias de atividades específicas para eles. A cada período são cerca de 500 alunos participando de atividades variadas, incluindo teatro com palhaços e oficina de produção de artesanatos. Durante esses dias, as crianças terão transporte da unidade escolar até o local do evento, além de lanche.

 

SMCS / Foto Carlos Poly

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.