Brasil

Domingo é dia de escolher os conselheiros tutelares

Em Araucária a votação irá acontecer no Colégio Ibraim, no Fazenda Velha

Está marcada para o domingo em todo o Brasil a eleição para os Conselhos Tutelares do País. Será a primeira vez que a eleição acontece de forma simultânea em todos os municípios. O Conselho Tutelar é o órgão responsável por zelar pelos direitos das crianças e adolescentes de cada município. Em Curitiba, são 105 candidatos, que concorrem em nove regionais administrativas, apenas nos territórios onde residem há pelo menos dois anos.

Qualquer pessoa maior de 16 anos que possua título de eleitor pode votar e escolher candidatos que representam o seu bairro. O eleitor só poderá votar em um candidato da regional correspondente a seu domicílio eleitoral. A lista com os locais de votação por regional está disponível neste link.

O processo é semelhante a outras eleições: o voto é único e secreto e acontece através de urnas eletrônicas. A apuração começa logo após a finalização da eleição e o resultado é divulgado através de edital no dia 6 de outubro.

Serão eleitos cinco conselheiros em cada regional e cada um terá o seu suplente. O mandato é de quatro anos. As eleições para o Conselho Tutelar acontecem sempre um ano depois do pleito presidencial.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.