Araucária

Domingo (12) tem roteiro turístico “Caminhos de São Miguel”

Desde o mês passado, Araucária conta com mais uma opção de turismo. Trata-se do roteiro “Caminhos de São Miguel”, que percorre locais do município para contar a história dos imigrantes poloneses, seus hábitos e sua cultura.

A primeira parada é no Parque Cachoeira. Na Aldeia da Solidariedade é possível conhecer como foram construídas as primeiras casas polonesas; no Museu Tingui-Cuera, diversas fotos e utensílios contam a vida dos moradores; e na Casa do Artesanato é possível adquirir itens artesanais.

O roteiro continua e passa pelas Pontes Metálicas, construídas entre 1912 e 1915 para substituir as antigas pontes de madeira pelas quais passou o Imperador Dom Pedro II, em 1880, durante viagem da Lapa a Curitiba. O local foi tombado como patrimônio histórico em 1981.

O próximo ponto visitado é o Portal Polonês, que representa em seu projeto duas fases distintas da arquitetura do imigrante polonês: a casa de tronco e a casa de tábuas. No local foi deixada uma urna com dados históricos da época de sua inauguração, em 2000, que deve ser aberta somente em 2500.

Seguindo viagem, o roteiro vai até o Memorial Polonês, onde estão expostas fotos que retratam os costumes dos primeiros moradores. A próxima parada é na Igreja de São Miguel, que preserva suas pinturas originais e revela a beleza, a riqueza e a fé dos moradores da região.

O passeio termina na Casa Betânia com um delicioso café colonial. Edificado em 1912 pela Congregação Vicentina, o local já foi escola e promoveu cursos de tricô, crochê, culinária, corte e costura, além de catequese; atualmente, serve de abrigo para as irmãs idosas.

O roteiro “Caminhos de São Miguel” custa R$ 40 por pessoa com o café colonial incluso. São 40 vagas disponíveis e é possível agendar o passeio individual ou para grupos fechados, como escolas e empresas. O ônibus sai do Centro de Informações Turísticas (Rua Dr Victor do Amaral, nº 352 – Centro), às 13h30.

É preciso reservar vaga antes pelo telefone 3901-5214.

SMCS / Foto Carlos Poly

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.