Araucária

Dois servidores da Prefeitura de Araucária tiveram suas vidas interrompidas pela Covid-19

A avassaladora pandemia Covid-19 não escolhe gênero, raça ou idade. Ela já é responsável por milhares de mortes em todo o Brasil e centenas em Araucária. Na Prefeitura de Araucária, alguns funcionários já foram vítimas do vírus e infelizmente dois deles foram fatais.

Na tarde da última quarta-feira, 20 de janeiro, a servidora Suzana Raquel Kampa faleceu após complicações em decorrência do vírus. Suzana era funcionária desde 2019 lotada na Secretaria Municipal de Administração e, por trabalhar no Protocolo Geral, como Técnica em Administração, tinha contato com praticamente todas as secretarias e era conhecida amplamente pelos funcionários do Paço Municipal.

“Esforçada” e “atenciosa” eram os adjetivos mais comentados por aqueles que trabalhavam com ela. A colega de trabalho que virou grande amiga pessoal de Suzana, Celia Regina Ruvinski de Liz, comentou que quando saiu da Prefeitura para a aposentadoria disse à equipe que o Protocolo ficaria muito bem representado. “Ela era extremamente dedicada e realizava um ótimo atendimento ao público. Criamos um bom vínculo e mantínhamos contato direto, nos falávamos toda semana. Ela com certeza fará muita falta”, disse Celia, lamentando a perda.

Leonardo Vieira Ribeiro, que também trabalhava no mesmo setor que Suzana, lembrou que ainda nesta semana brincou com a equipe dizendo que logo que ela retornasse tudo voltaria ao normal. “Nunca esperamos a morte de um amigo querido e essa notícia nos pegou de surpresa. A Suzana era muito alto astral, sempre pronta a ajudar, querida por todos. Nossa equipe sempre foi muito unida, saíamos quase que diariamente para almoçar, fizemos uma boa amizade”, recordou.

A Secretária de Administração, Yasmim Hissam Dehaini, relatou que Suzana, mesmo com pouco tempo de Prefeitura, já era conhecida como a “Su do Protocolo”, a menina doce de sorriso fácil. “Simpática, discreta, gentil, educada, estas eram as características da Suzana no dia a dia do atendimento. Sentiremos muita falta, tanto pela servidora dedicada que era, como pela amiga que sempre tinha um chimarrão para oferecer a quem entrasse no Protocolo Geral. À família da Suzana, esperamos que Deus e o Espírito Santo estejam consolando e dando forças neste momento. Porque com certeza na família SMAD a Suzana sempre terá o seu lugar e espaço em nossos corações”, enfatizou.

Suzana completaria 34 anos em abril e deixa marido e dois filhos. Ela faleceu em 20 de janeiro, após internamento no Hospital do Rocio por mais de 30 dias. 

PROFESSOR MARCOS RUTE

Em 02 de setembro de 2020, o professor de geografia Marcos Fernandes Rute, 49 anos, que trabalhava na Escola Municipal Elírio Alves Pinto, também foi vítima da Covid-19. Ele era funcionário público desde o ano de 2003. Por ser praticante de Jiu Jitsu, foi Secretário de Esporte e Lazer em 2016. Pouco antes, no mesmo ano, foi Secretário de Educação.

Da mesma forma que Suzana, era uma pessoa que destacava-se por sua simpatia e sociabilidade. A equipe da SMED comentou que recebeu com profundo pesar a notícia do falecimento de Marcos no ano passado. “O professor Marcos foi essencial na vida de muitos estudantes e na história da educação”, finalizou a Secretária de Educação, Adriana Chaves Palmieri. Marcos deixou a esposa e uma filha.

COVID-19

O implacável vírus já acometeu mais de 11.250 pessoas em Araucária. Destes pacientes, 140 pessoas vieram a óbito, sendo 80 homens e 60 mulheres.

Mesmo com o início da campanha de vacinação, é de extrema importância que sejam mantidos os cuidados necessários para evitar a transmissão do vírus, bem como, em caso de qualquer sintoma relacionado à doença, a ida ao Centro Especial de Combate ao Coronavírus (CECC) no município.

Dúvidas sobre a doença podem ser esclarecidas pelo Disk Corona através do número 0800-642-5250. Na linha de atendimento estão profissionais da saúde, todos os dias da semana, das 7h às 19h. A ligação é gratuita.

SCMS Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.