Araucária

Dois patrimônios históricos celebram seu centenário em Araucária

No ano em que nossa cidade comemora 125 anos, dois patrimônios da cidade celebram seu centenário: o Carvalho Histórico e as Pontes Metálicas.

Carvalho Histórico

Vindos da Polônia em 1912, o Dr. Julio Szymanski e sua esposa Ana Kasimira Szymanski se estabeleceram em Araucária e já em 1915, sendo precursores da defesa ambiental, distribuíram diversas mudas de carvalho aos colonos. Dos três carvalhos plantados na propriedade do imigrante polonês Dom Ludowy, somente um resistiu e este foi tombado pelo decreto nº 2579/81. Atualmente o Carvalho Centenário está plantado na Rua Julio Szymanski, na sede da Secretaria Municipal de Agricultura.

carvalho-histórico-464x700

 

Pontes Metálicas

Foram construídas entre os anos de 1912 e 1915, substituindo as pontes de madeira anteriormente construídas por Walter Joslin. É um importante patrimônio histórico da cidade, trazendo à memória a importância do trecho que fazia a ligação não só de Araucária, mas de toda a região com a capital. Esse mesmo trecho ficou conhecido como “Estrada do Imperador”, devido à passagem do Imperador D. Pedro II e da Imperatriz, em viagem da Lapa a Curitiba, no ano de 1880.

4680562864_b4285ff11f_b

Visite também as exposições comemorativas do aniversário da cidade no Museu Tingui-Cuera, Casa da Cultura e Paço Municipal.

Serviço: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo
(41) 3614-7630   Fotos Carlos Poly

 

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.