Araucária

DILEMA ATUAL: É preciso não levar para o ‘lado pessoal’ recusa a visitas ou a eventos familiares durante a pandemia

Não são poucos os familiares que têm se visto numa situação muito delicada: como recusar um convite de uma visita, jantar ou outro evento quando envolve as pessoas que mais gostamos? A dificuldade de dizer ‘não’ para essas atividades, para não parecer ‘chato’ ou ‘antissocial’, pode colocar as pessoas em risco de saúde durante a pandemia. Muitos podem ceder à pressão com medo de os familiares entenderem a recusa como uma rejeição a eles, não como um cuidado à saúde de todos.

Com a proximidade das festas de fim de ano, essa pressão social pode ser ainda maior. É comprovado, por exemplo, que idosos estão entre os grupos mais vulneráveis a complicações da Covid-19. Mas a pressão social pode colocar esses idosos sob risco de infecção por conta dos próprios parentes. Uma única pessoa infectada em um evento familiar pode transmitir o novo coronavírus para muitas pessoas. O vírus não escolhe pessoa ou evento. A pessoa que transmite pode não apresentar sintomas.

SINCERIDADE – Quem ainda não compreendeu os riscos da Covid-19 pode achar absurdo, por exemplo, uma avó preferir, neste momento, não receber visitas dos netos ou de ocorrer a ausência de vários familiares na ceia de Natal, que sempre reuniu toda a família. Mas a recomendação é que as pessoas que estão se cuidando sejam sinceras com seus familiares. É preciso deixar claro a todos que seguir as recomendações médicas é uma decisão consciente. Não receber visitas ou participar de eventos não se trata de dificuldades no relacionamento com qualquer pessoa da família. Haverá quem não queira entender a decisão de não se expor em eventos familiares. Mas para respeitar não é preciso concordar.

A preocupação com a saúde dos familiares envolve, neste momento, ficar distante de pessoas que não fazem parte do círculo domiciliar. Distanciamento não é e não pode ser interpretado como abandono, mas como direito de se cuidar e, acima de tudo, de cuidar do outro.

SCMS Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.