Araucária

Diabetes: doença ‘silenciosa’ precisa de cuidados

Segundo a Federação Internacional de Diabetes, há estimativa de que o Diabetes Mellitus ( DM), doença, muitas vezes, silenciosa, afete 382 milhões de pessoas no mundo. A doença possui alta incidência revelando-se um problema de saúde pública. O diabetes é a incapacidade do pâncreas em produzir a quantidade de insulina necessária e consequentemente leva a aumento anormal do ‘açúcar’ [glicose] no sangue. O ideal é prevenir. Mas com orientação dos profissionais de saúde e alguns cuidados é possível ter controle do doença e viver bem.

O município de Araucária fornece todo o tratamento para o portador da doença. Os casos leves e moderados são tratados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e há fornecimento de medicação nas farmácias dessas unidades. Já os casos mais graves são atendidos no CEMO pela endocrinologia. Araucária também fornece gratuitamente aos usuários os aparelhos (glicosímetros) e as fitas para aferição da glicemia (que poucos municípios oferecem); tudo de acordo com o Protocolo Clínico de Diabetes do município de Araucária. Há ainda ações de prevenção em saúde para a prevenção ao Diabetes executadas diariamente pelas equipes de saúde das UBSs.

No Brasil, um levantamento da Pesquisa Nacional de Saúde 2013 estimou que 6,2% da população maior de dezoito anos tenham diabetes; sendo que na região sul são 5,5% da população masculina e 6,8% da população feminina. Estudos apontam a influência da idade na ocorrência da doença com aumento de casos de 2,7 % na faixa etária de 30 a 59 anos para 17,4% na idade de 60 a 69 anos.

Sintomas – Com o surgimento da doença, a pessoa pode perceber aumento da frequência urinária diária, muita sede, aumento do apetite, cansaço inexplicável, perda de peso, visão embaçada, câimbras, formigamento dos pés e infecções na pele. Por isso, quando se tem estes sintomas é preciso procurar a unidade de saúde mais próxima de casa para a devida avaliação.

Prevenção – Hábitos de vida saudáveis (controle da ingestão de açúcares, gordura e atividades físicas regulares) em qualquer idade são apontados como um dos mais importantes meios de prevenção ao diabetes. O controle do peso e o combate à obesidade se caracteriza em uma mudança de comportamento importante. Isto porque há estudo que mostra que a redução de 3kg a 4 kg no peso [em quatro anos] diminuiu a incidência de diabetes em 58%.
O estímulo ao aleitamento materno e a restrição do leite de vaca nos primeiros três meses de vida da criança são apontadores como fatores importantes para evitar o tipo I da doença. Já em relação ao diabetes tipo II, condição no qual a maioria dos indivíduos também apresentam obesidade, hipertensão arterial e dislipidemia, devem ser tratadas todas estas condições associadas. Para quem já possui o diabetes, o controle da doença é importante para evitar o aparecimento de complicações.

Dia Mundial – Criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial do Diabetes é comemorado em 14 de novembro em homenagem ao nascimento de Frederick Banting que, juntamente com Charles Best, criou a primeira ideia que levou à descoberta da insulina. A data é uma oportunidade de promover ações e orientações voltadas para conscientização da população sobre a prevenção e educação em diabetes. Todos os anos é escolhido um tema pela Federação Internacional de Diabetes para alertar sobre as problemáticas e necessidades que enfrentam as pessoas diabéticas. “Qualidade de vida & o diabetes” é o tema de 2015.

SMCS

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.