Araucária

Dia Mundial de Combate à Aids teve ações no terminal e nas unidades de saúde

Araucária realizou ações educativas de prevenção à HIV/Aids e de outras infecções sexualmente transmissíveis no terminal central, Unidade de Pronto Atendimento e nas unidades básicas de saúde durante essa semana em referência ao Dia Mundial de Combate à Aids. Testes rápidos de HIV e de sífilis puderam ser feitos, houve orientação e distribuição de preservativos. Nos dias 29 de novembro e 1º de dezembro foram realizados cerca de 200 exames nesses locais.

“Uma pessoa pode ter o vírus HIV, mas não necessariamente desenvolver a Aids. Hoje, uma pessoa soropositivo pode viver com qualidade de vida. Para isso é necessário tomar os medicamentos indicados e seguir corretamente as recomendações médicas. Com isso a expectativa de vida pode ser ampliada”, comenta a coordenadora do Serviço de Orientação à Aids (SOA), Cleonice Aparecida Oliveira.

Em 2016 foram registrados 29 novos casos de HIV e Aids em Araucária, em 2015 foram 89 e em 2014 foram 65. Atualmente 314 pacientes fazem acompanhamento da doença no Serviço de Orientação à Aids (SOA). Dados da Secretaria Estadual de Saúde mostram que neste ano, até o dia 18 de novembro, já foram diagnosticados 2.462 casos de Aids e HIV (833 de Aids e 1629 de HIV) no estado.

Para fazer o exame de HIV
Quem quiser o fazer exame de HIV pode procurar o SOA para fazer o exame. Podem ser feitos ainda testes de sífilis, hepatite B e C. O serviço fica localizado no complexo do Núcleo Integrado de Saúde (NIS). Endereço: Rua Guilherme de Motta Correa, nº 55 – Centro. Telefone: 3901-5190 e 0800 643 4125. Horário de coleta: de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Basta portar um documento com foto e não é necessário jejum.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.