Araucária

Dezembro já bate recorde de telefonemas para o Disk Corona de Araucária

Com 22 dias iniciais, o registro de contatos do Disk Corona de Araucária mostra que o mês de dezembro já é o de maior número de ligações recebidas pelo serviço, que começou em março. Um resultado até às 16 horas de terça-feira (22) já somava 1.514 telefonemas neste mês. Até então, julho era o mês com recorde de ligações (1.457) seguido por novembro (1.204). O serviço telefônico da Prefeitura de Araucária conta com profissionais de saúde na linha para esclarecer dúvidas e orientar os moradores sobre temas relacionados à Covid-19. O atendimento telefônico está à disposição das 7h às 19 horas, todos os dias da semana. O número de telefone é o 0800-642 5250 (ligação gratuita). 

O Disk Corona de Araucária costuma receber muitos telefonemas de pessoas com sintomas que podem ser considerados ‘suspeitos’ para Covid-19: tosse seca, febre, dor de cabeça e mal estar são alguns exemplos desses sinais de alerta (mesmo que tenham duração rápida). O atendimento telefônico avalia os casos individualmente e dá os encaminhamentos necessários.

As situações recebidas via telefone são muito diversas e o atendimento de saúde inclui o apoio psicológico, uma escuta especializada para auxiliar as pessoas nas dificuldades que envolvam adaptação à realidade imposta pela pandemia do novo coronavírus. O sofrimento pelo adoecimento ou morte de familiares ou conhecidos, a instabilidade econômica (que inclui a preocupação com desemprego), os conflitos familiares, o isolamento social e o medo de contrair a doença são alguns exemplos de situações para a qual essa escuta profissional é indicada. Esses atendimentos são pontuais, focados em intervenções breves, apoio psicológico e psicoeducação. Quando os profissionais identificam a necessidade de uma avaliação ou acompanhamento presenciais, referenciam os usuários para a Rede de Atenção Psicossocial, conforme a peculiaridade de cada caso.

SCMS Araucária

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.