Brasil

Deputado quer transformar ‘piroca’ e ‘baitola’ em patrimônio cultural

wanderley-dallas-pmdbO deputado estadual do Amazonas, Wanderley Dallas (PMDB), apresentou um projeto polêmico. Ele propõe transformar palavras como “piroca”, “cabaço”, “baitola”, “pinguelo” e “xibiu” em patrimônio imaterial do Estado.

Apesar de fazer parte da bancada evangélica, Dallas vasculhou termos encontrados no livro “Amazonês”, de Sérgio Freire, para compor seu projeto de lei. Logicamente, a proposta foi criticada pelos colegas, e o deputado retirou os palavrões do texto. “É um grupo de deputados que se constrange com a palavra ‘cabaço’, mas usa de boca cheia em qualquer local”, disse ele ao jornal Folha de S. Paulo.

Para alguns deputados, Dallas desvirtuou a ideia de patrimônio cultural.  Um dos colegas do peemedebista afirmou que essa é uma estratégia de marketing, para alardear que foram apresentados inúmeros projetos, ou seja, uma forma de mostrar serviço. “Aí depois põe um outdoor dizendo que é o que mais apresentou projeto”, disse Orlando Cidade (PTN).

 

 

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.