
A denúncia de casos suspeitos de abuso sexual contra crianças e adolescentes é uma arma fundamental no combate a esse tipo de violência que atinge muitas famílias. De acordo com o Conselho Tutelar de Araucária, o registro de ocorrências envolvendo abusos sexuais é quase que diário no município. Já o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Araucária atualmente atende a 42 famílias com relatos de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes e 2 casos de exploração sexual.
“É algo que infelizmente, ocorre muito em Araucária e não são todos os casos que chegam para a gente [denúncia]”, explicou a conselheira tutelar Franciele de Fátima Menegatti. Em Araucária, qualquer pessoa que suspeite que uma criança ou adolescente possa ser vítima de violência sexual deve denunciar por um dos meios a seguir.
Conselho Tutelar Oeste: (41) 3901-5365 (horário comercial) ou (41)99922-1343 (plantão para emergências).
Conselho Tutelar Leste: (41) 3901-5255 (horário comercial) ou (41) 99922-1326 (plantão para emergências).
Há também o Disque Direitos Humanos (ligue 100), um número que atende denúncias 24 horas e, assim como no caso do contato com os Conselhos Tutelares, garante o anonimato. É muito importante que a pessoa possa fornecer o máximo de informações que levem a investigação a localizar a possível vítima.
Acompanhamento – Um dos encaminhamentos dados é o atendimento à família e à vítima no CREAS de Araucária. No local, a família conta com o acompanhamento de equipe formada por assistente social e psicólogo. O atendimento ocorre independente da tramitação da investigação na Polícia Civil. “Muitas vezes, o abusador está dentro de casa ou é alguém muito próximo da família. Esta família fica muito fragilizada porque o abusador é, em teoria, alguém, até então, considerado ‘de confiança’”, explicou a assistente social Allyandra Cordova Souza, coordenadora do CREAS.
Segundo Allyandra, as vítimas são de todas as idades, de bem pequenas a adolescentes, e, de acordo com a idade, a equipe do CREAS precisa utilizar métodos específicos para dar o apoio necessário. Os casos de abuso ocorrem em famílias das mais variadas faixas de renda. “É comum a criança pensar que a mãe ou outro responsável não vai acreditar que seu relato é verdadeiro com relação a violência sofrida”, comentou a assistente social, citando também o medo da ameaça praticada pelo agressor. No geral, as vítimas preferem falar sobre o tema com pessoas de fora da família em quem confiam. Há casos em que essas pessoas de confiança é que denunciam o crime. Profissionais, principalmente da Saúde e da Educação (estruturas que fazem parte dos grupos de Rede de Proteção) também notificam casos suspeitos.
A vítima costuma apresentar mudança de comportamento: de quieta passa a ser agitada (ou o inverso), pode também passar a se isolar, a ter comportamento mais sexualizado (não compatível com a sua faixa-etária), incluindo reproduzir atos em outras crianças sem ter a noção do que representa.
Definição – É preciso esclarecer que abuso sexual ocorre quando a criança ou adolescente é usada para satisfação sexual de um adulto. Esse tipo de violência geralmente ocorre com uso de força física, de ameaça e/ou sedução e os agressores podem ser pessoas muito próximas das vítimas: um pai, padastro, parente próximo, amigos da família. É muito importante saber que abuso sexual não se restringe a estupro; carícias e beijos também podem ser caracterizados como abuso. Já exploração sexual de crianças e adolescentes diz respeito à exploração delas como objetos sexuais em troca de dinheiro ou outros favores.
18 de maio – O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é lembrado em 18 de maio. Neste ano, Araucária terá uma série de atividades ao longo do mês. Um destaque é o 7º Arrastão Cultural – Projeto Garoto Cidadão/Fundação CSN que ocorrerá no dia 18 de maio, às 15 horas, na Praça Vicente Machado. A ação contará com representantes de todas as Redes de Proteção, crianças e adolescentes de programas sociais, escolas e comunidade em geral. Saiba da programação completa do mês: CLIQUE AQUI.
SMCS