Araucária

Denúncia é arma fundamental no combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes

A denúncia de casos suspeitos de abuso sexual contra crianças e adolescentes é uma arma fundamental no combate a esse tipo de violência que atinge muitas famílias. De acordo com o Conselho Tutelar de Araucária, o registro de ocorrências envolvendo abusos sexuais é quase que diário no município. Já o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Araucária atualmente atende a 42 famílias com relatos de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes e 2 casos de exploração sexual.

“É algo que infelizmente, ocorre muito em Araucária e não são todos os casos que chegam para a gente [denúncia]”, explicou a conselheira tutelar Franciele de Fátima Menegatti. Em Araucária, qualquer pessoa que suspeite que uma criança ou adolescente possa ser vítima de violência sexual deve denunciar por um dos meios a seguir.

Conselho Tutelar Oeste: (41) 3901-5365 (horário comercial) ou (41)99922-1343 (plantão para emergências).

Conselho Tutelar Leste: (41) 3901-5255 (horário comercial) ou (41) 99922-1326 (plantão para emergências).

Há também o Disque Direitos Humanos (ligue 100), um número que atende denúncias 24 horas e, assim como no caso do contato com os Conselhos Tutelares, garante o anonimato. É muito importante que a pessoa possa fornecer o máximo de informações que levem a investigação a localizar a possível vítima.

Acompanhamento – Um dos encaminhamentos dados é o atendimento à família e à vítima no CREAS de Araucária. No local, a família conta com o acompanhamento de equipe formada por assistente social e psicólogo. O atendimento ocorre independente da tramitação da investigação na Polícia Civil. “Muitas vezes, o abusador está dentro de casa ou é alguém muito próximo da família. Esta família fica muito fragilizada porque o abusador é, em teoria, alguém, até então, considerado ‘de confiança’”, explicou a assistente social Allyandra Cordova Souza, coordenadora do CREAS.

Segundo Allyandra, as vítimas são de todas as idades, de bem pequenas a adolescentes, e, de acordo com a idade, a equipe do CREAS precisa utilizar métodos específicos para dar o apoio necessário. Os casos de abuso ocorrem em famílias das mais variadas faixas de renda. “É comum a criança pensar que a mãe ou outro responsável não vai acreditar que seu relato é verdadeiro com relação a violência sofrida”, comentou a assistente social, citando também o medo da ameaça praticada pelo agressor. No geral, as vítimas preferem falar sobre o tema com pessoas de fora da família em quem confiam. Há casos em que essas pessoas de confiança é que denunciam o crime. Profissionais, principalmente da Saúde e da Educação (estruturas que fazem parte dos grupos de Rede de Proteção) também notificam casos suspeitos.

A vítima costuma apresentar mudança de comportamento: de quieta passa a ser agitada (ou o inverso), pode também passar a se isolar, a ter comportamento mais sexualizado (não compatível com a sua faixa-etária), incluindo reproduzir atos em outras crianças sem ter a noção do que representa.
Definição – É preciso esclarecer que abuso sexual ocorre quando a criança ou adolescente é usada para satisfação sexual de um adulto. Esse tipo de violência geralmente ocorre com uso de força física, de ameaça e/ou sedução e os agressores podem ser pessoas muito próximas das vítimas: um pai, padastro, parente próximo, amigos da família. É muito importante saber que abuso sexual não se restringe a estupro; carícias e beijos também podem ser caracterizados como abuso. Já exploração sexual de crianças e adolescentes diz respeito à exploração delas como objetos sexuais em troca de dinheiro ou outros favores.

18 de maio – O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é lembrado em 18 de maio. Neste ano, Araucária terá uma série de atividades ao longo do mês. Um destaque é o 7º Arrastão Cultural – Projeto Garoto Cidadão/Fundação CSN que ocorrerá no dia 18 de maio, às 15 horas, na Praça Vicente Machado. A ação contará com representantes de todas as Redes de Proteção, crianças e adolescentes de programas sociais, escolas e comunidade em geral. Saiba da programação completa do mês: CLIQUE AQUI.

SMCS

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.