Araucária

Defesa Civil alerta para a queda das temperaturas

As baixas temperaturas registradas ontem devem continuar nos próximos dias, de acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). Com o frio, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil reforça dicas simples para garantir mais segurança e bem-estar.
“O uso de aquecedores deve ser monitorado e utilizado com muito cuidado. É imprescindível que o ar continue circulando mesmo com o aquecedor ligado, a partir de uma fresta de janela ou porta”, exemplifica o coordenador da Defesa Civil de Curitiba, Nelson de Lima Ribeiro.
Segundo ele, uma causa comum de acidentes, que pode levar a pessoa a óbito por monóxido de carbono, é a queima de carvão vegetal para aquecer pequenos ambientes. “A queima de álcool ou outro combustível, frequentemente utilizado durante o inverno para aquecer ambientes residenciais como dormitórios e banheiros, produz a queima do oxigênio, podendo levar a pessoa à asfixia”, explica Ribeiro. Além disso, essa prática pode causar incêndios. Ingerir bastante líquido, de preferência quente, e usar creme hidratante para evitar queimaduras pelo frio são outras dicas da Defesa Civil no período de inverno.
Se necessário, a população pode pedir apoio pelos telefones 199 (Defesa Civil), 156 (Central de atendimento ao cidadão) ou 153 (Guarda Municipal).

Geadas fracas estavam previstas para o Centro-Sul do Paraná
A massa de ar mais gelada que atua sobre o Estado desde ontem pode provocar geadas de fraca intensidade na faixa Centro-Sul do Paraná. O fenômeno deve atingir áreas desde Pato Branco no Sudoeste do Estado, passando por Laranjeiras do Sul na região Central, e ainda o Sul , na divisa com Santa Catarina e parte dos Campos Gerais. Guarapuava também tinha aviso de possibilidade de geada. A mínima prevista era de 3ºC em Pato Brando e União da Vitória. Francisco Beltrão pode marcar apenas 2ºC, mas com madrugada encoberto o risco de geada era menor.
Para amanhã, também há previsão de foramção de geada em uma área ainda maior, atingindo todo o Sudoeste a estendendo-se até a região de Telêmaco Borba. Em Curitiba, as temperaturas entre o fim da madrugada e início da manhã ficam abaixo dos 5ºC, com ligeiro aquecimento ao longo da tarde, mas as máximas não superam os 15ºC.

 

Bem Paraná

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.