Brasil

Débito automático de contas: comodidade que requer cuidados

Compromissos com o trabalho, com os estudos e com os afazeres domésticos muitas vezes fazem com que nos esqueçamos de pagar as contas nas datas do vencimento.

Uma boa solução para que as obrigações não sejam esquecidas e que pode evitar a cobrança de juros e multas é o débito automático de contas, especialmente daquelas que são fixas, tais como água, energia elétrica, planos de saúde, cartões de crédito, entre outras.

Porém, é preciso observar alguns cuidados. O primeiro deles é conferir o saldo da conta corrente com frequência. Essa providência é importante, pois para que os débitos sejam saldados, é preciso que haja valores disponíveis.

Além disso, os débitos podem ocorrer em qualquer horário do dia, por isso é importante que o consumidor faça um controle rigoroso de sua movimentação.

A opção pelo pagamento de contas através de débito automático é sempre do consumidor e, caso o banco ou qualquer outro fornecedor imponha essa forma de pagamento, o cliente deve buscar os órgãos de defesa do consumidor, pois se trata de uma prática abusiva.

Da mesma forma, os débitos somente podem ocorrer caso haja autorização expressa do consumidor e, caso perceba alguma irregularidade em sua conta, também deve reclamar.

Por fim, é preciso observar se o banco cobra alguma tarifa para a prestação desse tipo de serviço e avaliar se vale a pena contratar. Tomar esses cuidados pode realmente trazer comodidade ao invés de incômodos para o consumidor.

Pron

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.