Araucária

Curso de panificação começa a ser realizado na área rural de Araucária

As comunidades da área rural de Araucária poderão oferecer curso de panificação para seus moradores. Isso porque a Prefeitura de Araucária firmou uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Sindicato Rural para levar esta modalidade para o interior.

Nos dias 1° e 2 de julho, a Secretaria de Trabalho e Emprego (SMTE) possibilitou que 14 pessoas pudessem obter dicas e receitas artesanais no Rio Abaixinho. Pão de queijo, sonho, pão integral, pão de milho, pizza integral, chocotone, grissin, hambúrguer, pastas, cuca alemã, dentre outros alimentos, estavam na lista de aprendizado.

Os alunos ganharam um caderno com várias receitas que poderão fazer em casa para consumo próprio e também para vender. Pessoas que cozinham para as festas da igreja da região participaram, algumas donas de casa e até merendeiras que estavam de folga.

“Para mim foi bem bom. Eu saí do emprego que tinha antes e comecei a vender salgados para fora. Achei o curso bem explicado e fácil de pegar. Já sei até o que irão gostar que eu faça lá em casa: a receita da pizza e o hambúrguer”, conta a autônoma, Gilmara Oliveira Rodrigues.

De acordo com a Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego, outras regiões deverão ser contempladas com o curso em breve. Associações de moradores que tenham interesse podem solicitar a capacitação. Outras informações podem ser obtidas na sede da SMTE, na Rodovia do Xisto, 8028. O telefone do local é o 3901-5173.

Turma anterior

Célia Kiothcka, de 46 anos, fez o curso de panificação do Pronatec e também o da parceria com a Festpan e relata que sua renda aumentou bastante após os cursos. “Tenho tido tanta encomenda que precisei pegar uma ajudante. Antes eu fazia 2 mil salgados por mês, agora está numa média de 6 mil. Eu moro com duas filhas, só uma trabalha, então a minha ainda é a renda principal da casa”, diz.

Estatísticas

No período de 2013 e 2014 foram aproximadamente 6000 alunos qualificados com cursos ofertados pela Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego. De janeiro a junho de deste ano foram mais de mil formandos.

SMCS Foto Carlos Poly

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.