Redação

CUIDADO! Materiais mal embalados ferem e contaminam os coletores de resíduos

Um coletor de resíduos, da empresa terceirizada responsável pela coleta de lixo de Araucária, sofreu corte ao recolher sacolas com cacos de vidro mal embalados na região do Costeira e precisou levar 7 pontos no abdômen, na última quinta-feira (15). Além de precisar ficar afastado até a retirada dos pontos, o risco de infecção por doenças é alto. Acidentes do gênero são comuns entre os profissionais da classe e os responsáveis pelo descarte incorreto podem ser punidos de acordo com o artigo 133, da Lei Municipal 2023/20. O proprietário do imóvel onde foi encontrado o material foi notificado inclusive.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Araucária (SMMA) ressalta que a coleta de lixo é serviço essencial fornecido para a população e que não pode ser interrompido. O diretor do Departamento de Limpeza Pública de Araucária, Jean Cordeiro, faz um apelo para que a população colabore com o trabalho dos agentes de limpeza adotando práticas simples. 

“Materiais cortantes como vidros devem ser protegidos por materiais resistentes, como papelão, garrafa pet ou caixa de leite, tudo bem vedado. Esse é um ato de respeito com o profissional que está ali para cumprir uma função importante. Eles usam equipamentos de segurança como luvas, mas ainda assim estão expostos se não houver colaboração de quem descarta”, orienta. A Prefeitura é responsável pela coleta diária de lixo na cidade. Em Araucária, há 12 caminhões que recolhem 2500 toneladas de lixo doméstico das ruas por mês (3 para recicláveis e 9 para lixo comum).

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.