Educação

Crianças voltam para as aulas presenciais na rede municipal

A animação das crianças voltou a tomar conta das escolas municipais em Curitiba. Nesta segunda-feira (22/2), os estudantes que optaram pelo formato híbrido retornaram às salas de aula.

A cada semana, as escolas terão revezamento das turmas. Esta semana, o grupo A da educação infantil e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) vai para a escola. Na semana que vem (a partir do dia 1º/3), assiste às aulas de casa pela TV Escola Curitiba, enquanto o grupo B vai para a unidade.

Este ano, devido à pandemia, são ofertadas as opções de formato híbrido (presencial + videoaulas) ou remoto (videoaulas + kits pedagógicos).

As unidades da rede municipal abriram as portas para o ano letivo de 2021 na última quinta-feira (18/2), depois de quase um ano fechadas. Na quinta e sexta, foi feito o acolhimento das famílias, que receberam orientações e puderam tirar dúvidas sobre o protocolo de segurança.

“Todas as nossas unidades foram equipadas com totens de álcool em gel, tapetes sanitizantes, termômetros, máscaras e face shields para as equipes e também quatro máscaras por estudante”, explicou a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

“Eu quero muito rever meus amigos”, disse o estudante Kaio Vinícius Finamor Lauro, 8 anos, do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Ana Hella (Vista Alegre). Acompanhado da avó, Rosângela Silva, que o levou para a escola nesta segunda-feira (22), Kaio aguardou ansioso a abertura do portão. “Senti saudade da escola”, disse o menino.

Assim como ele, o estudante Enzo Corrêa, 10 anos, foi cheio de expectativa para o primeiro dia de aula na escola Ana Hella.

“Eu estava ansioso, enjoei de ficar em casa, quero estudar na escola. A professora já disse que a gente vai trabalhar bastante”, contou Enzo.

Educação Infantil

No CMEI Moradias Augusta (CIC), das 130 crianças matriculadas, cerca de 40 frequentaram a unidade presencialmente nesta manhã de segunda-feira.

“As unidades vão trabalhar com 50% da capacidade”, frisou a secretária.

Conforme orientação da Resolução da Secretaria de Estado da Saúde, os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º) só iniciam o ensino presencial do híbrido dia 1º de março, com revezamento também por grupos.

Também na TV

Quem está em casa, seja no formato remoto ou no grupo B do híbrido, acompanhou nesta segunda-feira (22) pela TV Escola Curitiba as aulas de Língua Portuguesa, Matemática e Educação Física. Também foram ao ar a proposta da pré-escola e os conteúdos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Protocolo

Cada escola tem seu próprio comitê interno para organizar a rotina, dentro das orientações do Protocolo de Retorno das Atividades Presenciais. 

O protocolo foi construído a partir dos estudos e planejamento de um comitê composto por 28 membros de diversos segmentos, instituído pelo Decreto 998 e validado pelo Comitê de Técnica e Ética Médica da Secretaria Municipal de Saúde.

Alimentação escolar

Também nesta segunda-feira começou – pelas regionais de Santa Felicidade e Boa Vista – o fornecimento de kits suplementares de alimentação às famílias de crianças e estudantes da rede municipal de ensino.

O fornecimento continuará sendo feito este ano, tanto para quem optou pelo modelo híbrido como para aqueles do formato remoto.

Este ano, as entregas para escolas e CMEIs serão divididas em semana do grupo A e semana do grupo B, e serão realizadas de segunda a sexta-feira.

Para os CEIs, as entregas serão de 8 a 12 de março, por unidade.

No momento da retirada, o responsável pela criança matriculada precisa apresentar o CPF ou a carteira de identidade.

Também precisa ter em mãos o nome do estudante matriculado e nome da instituição de ensino, para a conferência de dados. É obrigatório o uso de máscaras e o respeito ao distanciamento social.

Cronograma de escolas e CMEIs

Grupo A: 22 a 26 de fevereiro
Grupo B: 1º a 5 de março

Dias da semana/regional:
Segunda-feira: regionais Santa Felicidade e Boa Vista
Terça-feira: Bairro Novo e Portão
Quarta-feira: CIC e Matriz
Quinta-feira: Tatuquara e Pinheirinho
Sexta-feira: Boqueirão e Cajuru

Para esclarecer dúvidas entre em contato com a escola do seu filho.

Principais precauções nas unidades

– uso obrigatório de máscara para profissionais e estudantes
– totens e frascos de álcool em gel disponíveis
– horários de entrada, saída, refeições e intervalos escalonados para evitar aglomerações
– interdição de bebedouros coletivos
– distanciamento social de 1,5 metro
– desinfecção de mobiliário e materiais em geral com álcool 70%

Prefeitura de Curitiba

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.