Araucária

Crianças e Adolescentes participam de conferência municipal em Araucária

Inovando este ano, a 7ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Araucária convidou crianças e adolescentes do município para contribuir nas discussões que possam embasar as políticas públicas municipais da área. O evento aconteceu na quinta-feira (25), no Centro de Convivência Dr. Ulysses Guimarães.

Participaram da Conferência representantes do Conselho Tutelar, da Câmara de Vereadores, sociedade civil, Secretarias de Cultura, Esporte, Educação, Assistência Social, Saúde, Segurança, Projeto Garoto Cidadão, participantes das Conferências Livres e membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

O palestrante convidado foi Fábio Silvestre da Silva (Supervisor de Projetos da Fundação CSN de São Paulo, que falou sobre “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”. Na palestra magna foram abordados alguns dos desafios para que o sistema de garantia de direitos possa atuar de forma mais eficiente e eficaz, assim como a importância da participação de todos os atores envolvidos nesse processo, incluindo conselhos, instituições, membros do judiciário e sociedade civil de maneira geral.

A presidente do CMDCA, Vivian do Rocio Graboski, abriu as discussões e pediu engajamento de todos. “Nos reunimos aqui hoje com o objetivo principal de tornar realmente as crianças e adolescentes verdadeiros sujeitos de direitos, com o intuito de proporcionar a universalização do acesso a políticas públicas de qualidade e que garantam o respeito dos direitos humanos desses jovens e contemplem a superação de desigualdades”, comenta.

Dentre as abordagens, estavam: a ampliação e articulação de políticas e programas de atendimento a adolescentes autores de atos infracionais a partir da revisão do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo; promoção do protagonismo da participação das crianças e adolescentes nos espaços de convivência, inclusive nos processos de formulação, deliberação, monitoramento e avaliação das políticas públicas; o fomento de estratégias que facilitem a participação organizada e a expressão livre das crianças e adolescentes, proporcionando a todos protagonismo e respeito, considerando sua condição especial; e, proteção especial a crianças e adolescentes com seus direitos ameaçados ou violados.

“Hoje o momento e a fala são de vocês adolescentes. Vocês podem ajudar a escolher o que querem para o futuro de vocês e da geração que representam. Já estão de parabéns pelo trabalho prévio realizado nas Conferências Livres para chegar até aqui. Espero que possam contribuir bastante com as discussões e atuem como multiplicadores dos assuntos aqui tratados”, complementa a secretária municipal de Assistência Social, Ivana Chemello Opis.

Thayná dos Santos Bruno, de 16 anos, frequenta o Adolescentro Tupy e foi uma das representantes da sua unidade na conferência. “Achei bem legal poder participarmos, mostra que estão valorizando a nossa voz. Quem melhor para opinar sobre o que nos beneficia? Temos a vivência nos bairros e nos espaços que nos atendem, sabemos do que precisamos”, afirma.

Conferências Livres

Para entender um pouco melhor sobre o processo do qual iriam fazer parte, a cidade realizou previamente as Conferências Livres, oportunidade para os jovens conversarem sobre leis, direitos e o que esperam em relação às políticas públicas. As Conferências Livres aconteceram com participantes do Espaço Menina, Adolescentro Industrial, COMSE, Escola Municipal Juscelino Kubitcheski, Instituto Schnnor, Adolescentros Costeira e Tupy.

Eixos de discussão

I – Eixo I: Direito à Vida e à Saúde;

II – Eixo II: Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade;

III – Eixo III: Direito a Convivência Familiar e Comunitária;

IV – Eixo IV: Direito a Educação, a Cultura, ao Esporte e ao Lazer;

V – Eixo V: Direito a Profissionalização e Proteção no Trabalho;

VI – Eixo VI: Fortalecimento da Estruturas do Sistema de Garantia dos Direitos das Crianças e Adolescentes.

SMCS / Foto Carlos Poly

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Tags

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.