Curitiba

Copel e UFPR inauguram usina solar fotovoltaica em Curitiba

Com financiamento pelo Programa de Eficiência Energética (PEE/Aneel) da Copel, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), inaugurou na última sexta-feira (11) a usina solar fotovoltaica do Campus Centro Politécnico, em Curitiba. A instalação é a maior do Brasil na sua modalidade: estacionamento solar carport. 

O evento online teve a participação de diversas pessoas envolvidas no projeto e representantes da UFPR, do Governo do Estado e do Ministério da Educação. A abertura foi conduzida pelo coordenador de Ciência e Tecnologia da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado, Paulo Parreira, que salientou o êxito da equipe ao encerrar o projeto mesmo em ano de pandemia. 

“Ao todo são R$ 21 milhões investidos em PEE e P&D, nessa ação que abrange praticamente todos os prédios da universidade federal”, destacou João da Silva Dias, coordenador do Projeto de Eficiência Energética da UFPR e superintendente da Funpar. Ele agradeceu a todas as equipes envolvidas e mencionou que a usina virou um laboratório a céu aberto, com alunos de graduação e pós-graduação e empresas produzindo pesquisa sobre eficiência energética. 

TRANSIÇÃO ENERGÉTICA – O projeto de eficiência energética da UFPR vai gerar 1,2 megawatts de energia. Junto a 56 mil lâmpadas LED que serão instaladas nos prédios da universidade em Curitiba, a economia será superior a R$ 2 milhões de reais por ano. 

“A Copel participou dessa chamada especial em 2016 e abraçou esse projeto de trazer a eficiência energética e os recursos distribuídos para o ensino superior público. A empresa participou dessa chamada prioritária de PEE e estratégica de P&D da Aneel com o maior número de projetos entre todas as concessionárias, uma iniciativa única”, afirmou o superintendente de Smart Grid e Projetos Especiais da Copel, Julio Shigeaki Omori. 

Omori ainda destacou a visão de futuro de todos os envolvidos por atuarem na transição energética em toda a cadeia de energia, encarando desafios nos processos de digitalização no setor. “O ponto de vista da Copel é uma semente plantada para um futuro promissor, e o setor elétrico está cada vez mais voltado à sustentabilidade do nosso planeta”, enfatizou Omori. 

PRESENÇAS – Também participaram do evento online o vice-governador Darci Piana; a vice-reitora da UFPR, Graciela Ines Bolzon de Muniz; o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Wagner Vilas Boas de Souza; e o reitor da UFPR, professor Ricardo Marcelo Fonseca.

Acesse mais informações sobre a Chamada ANEEL 001/2016 – Projeto Prioritário de Eficiência Energética e Estratégico de P&D. 

Acesse mais informação sobre a Geração Distribuída para constituição de Microrredes. 

Link para o evento no canal da UFPR TV no Youtube.

AEN

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Ivone Souza - Redação

Ivone Souza é jornalista graduada pelo Centro Universitário Internacional Uninter. Foi repórter e produtora de conteúdos do Portal Mediação, redatora do site Uninter Notícias, escritora e cronista. Curte teatro, uma boa leitura e é apaixonada por viagens e fotografia.

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.