Araucária

Copel amplia contrato de gás com Petrobras para UTE Araucária

A Copel anunciou em comunicado ao mercado na última segunda-feira, 4 de dezembro, que assinou com a Petrobras um aditivo ao contrato de fornecimento de gás natural para a UTE Araucária (PR – 469 MW). O contrato vai até 31 de dezembro deste ano e vai ter volume máximo diário de até 2.190.000 Nm³/dia.

A térmica de Araucária é de propriedade da Copel e da Copel GT, que possuem, 20% e 60% de participação. A Petrobras é a outra acionista, com 20%. Ela não teve participação no processo de decisão, declarando-se impedida. A UTE Araucária é uma térmica do tipo merchant, não possuindo Contrato de Comercialização de Energia. Ela gera energia quando o Custo Marginal da Operação supera o Custo Variável Unitário da usina ou por solicitação do Operador Nacional do Sistema Elétrico.

De acordo com o comunicado, o contrato resultou na redução dos custos variáveis da térmica em relação ao contrato anterior, aumentando a probabilidade de operação. Além disso, não ter uma cláusula de take or pay no contrato não penaliza com custos fixos à UEG Araucária sem a contrapartida de receita de operação, caso as condições do Sistema Interligado Nacional não sejam adequadas ao seu despacho.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.