Araucária

Contribuinte pode destinar parte do IR para projetos sociais em Araucária

0e4c29bd59b54371bfbb3f45c788fba3_impostoderenda.1Quem precisa declarar o Imposto de Renda tem até o próximo dia 30 e pode destinar até 3% do valor do imposto devido (conforme lei 12.594/2012) para projetos sociais do município por meio do Fundo Municipal para a Infância e Adolescência. O Fundo é gerenciado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e apoia projetos voltados para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

É preciso deixar claro que a medida não se aplica a quem utilizar o desconto simplificado, apresentar declaração em formulário ou entregar a declaração fora do prazo. É necessário fazer a declaração pelo programa disponibilizado pela Receita Federal (CLIQUE AQUI) e preencher o campo “doações”. Basta fornecer o CNPJ 19.040.092/0001-61 e conta (Banco do Brasil) Ag. 4467-2 e conta corrente 48020-7.

“Nós queremos resgatar essa prática em Araucária. Estamos trabalhando bastante para arrecadar recursos e atingir o objetivo de financiar projetos dentro do município”, declarou a presidente do CMDCA Elisiane Berno. Ela explica que os recursos doados ao Fundo Municipal para a Infância e Adolescência são destinados a projetos de instituições cadastradas no CMDCA e aprovados em plenária do conselho, formado por representantes do poder público e sociedade civil. Importante lembrar que o Fundo segue as regras da administração pública, inclusive no processo de prestação de contas.

Porcentagens diferentes
A lei estabelece diferentes tipos de doações. Os 3% são referentes ao valor do imposto devido que o contribuinte pode destinar no momento da declaração. Outra forma, com dedução integral até o limite, é a pessoa física doar ao longo do ano e fazer constar na próxima declaração (dedução de até 6%). Para empresas, o limite (também com dedução) é de 6%.

 

SMCS

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.