Mundo

Contra poluição, Paris adota rodízio de carros e transporte público

paris-transito-1

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

Diante dos níveis alarmantes de poluição verificados em Paris nos últimos dias, a cidade terá rodízio de carros e transporte público gratuito nesta segunda-feira (23). Desde as 5h30 (1h30 em Brasília), agentes de trânsito vigiavam as ruas da capital francesa para evitar que veículos com placas com final par circulassem. A multa aplicada por não se respeitar a medida é de 22 euros (cerca de R$ 77). Paris já enfrentou rodízios semelhantes em 1997 e em março de 2014.

Os veículos elétricos, híbridos, a gás ou que tiverem pelo menos três passageiros estão excluídos da medida, que teve como efeito secundário uma redução do número de engarrafamentos na cidade. Paralelamente, a prefeitura determinou que nesta segunda os transportes públicos serão gratuitos, assim como os serviços municipais de aluguel de veículos elétricos e de bicicletas.

Os estacionamentos residenciais também não serão tarifados. Espera-se que a medida ajude a reduzir os níveis de poluição na cidade. As autoridades devem decidir durante a tarde se a medida será estendida para os próximos dias. Caso o rodízio seja mantido, somente poderão rodar em Paris nesta terça (24) os carros com placa de final par.

Receba notícias no seu WhatsApp.

Leitores que se cadastrarem no serviço serão incluídos em uma lista de transmissão diária, recebendo no celular as principais notícias do dia.

Aécio Novitski

Idealizador do Site Araucária no Ar, Jornalista (MTB 0009108-PR), Repórter Cinematográfico e Fotógrafico licenciado pelo Sindijor e Fenaj sobre o número 009108 TRT-PR

Leia também

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Notamos que você possui um
ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.
A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.
Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.